Os parlamentares eleitos para os cargos de deputado estadual tomam posse neste domingo, dia 1º, ocorre a sessÃo preparatória para a eleiçÃo do Presidente da Assembleia para o biênio 2015-2017
Será no próximo domingo, 1º de fevereiro, a posse dos 40 novos deputados estaduais de Santa Catarina. A sessÃo da 18ª legislatura será presidida pelo deputado Narcizo Parisotto, do DEM, por ser o mais idoso e o que tem mais mandatos. Ele comandará, também, a sessÃo seguinte para eleiçÃo do presidente. Caberá ao presidente eleito dirigir o processo de eleiçÃo dos demais membros da Mesa Diretora.
Após a execuçÃo do Hino Nacional e a proclamaçÃo dos deputados diplomados pelo presidente, os 40 parlamentares farÃo o juramento e assinarÃo o termo de posse, o que oficializa a instalaçÃo da nova legislatura. No dia 3 de fevereiro, terça-feira, haverá abertura dos trabalhos, a partir das 15h, com a leitura da mensagem anual pelo governador Raimundo Colombo.
Entre os 40 parlamentares que assumem, a reportagem ouviu os representantes do Oeste, os quais apontaram os objetivos para os próximos quatro anos.
Gelson Merisio
Com os expressivos 119.280 votos, o deputado Estadual, Gelson Merisio (PSD), se reelegeu como o mais votado. O parlamentar falou em nome dos 40 deputados estaduais eleitos durante a solenidade de diplomaçÃo, ainda em dezembro. O parlamentar ressaltou que o País, em virtude das denúncias diárias de corrupçÃo, atravessa um momento político delicado, o que impõe aos eleitos novos desafios. “Isso exige de nós, eleitos, maturidade, responsabilidade e serenidade. Conclamo a todos a construirmos juntos o novo modelo que a sociedade espera de nós”, disse.
Merisio também destacou que, por outro lado, Santa Catarina vive um momento de grande desenvolvimento social e econômico. “Somos o Estado que mais gera novos empregos em todo o País. Estamos crescendo mais que a média nacional pelo terceiro ano consecutivo. Temos a menor taxa de mortalidade e a maior longevidade do Brasil. Na indústria e na agricultura, entÃo, temos batido recorde atrás de recorde”, creditando o resultado a gestÃo de Raimundo Colombo, reeleito para o comando do Executivo catarinense.
Maurício Eskudlark
Reeleito com 36.280 votos em 289 municípios, 2.187 a mais do que nas eleições de 2010, o deputado estadual, Maurício Eskudlark (PSD), reafirmou que para os próximos quatro anos pretende continuar o trabalho em defesa dos municípios e da saúde, cobrando recursos públicos para ampliar as especialidades no interior e o fortalecimento dos hospitais de médio, pequeno porte e os comunitários. Além de lutar também pelo aumento dos repasses de recursos do estado para investimentos na agricultura, segurança pública e obras de infraestrutura. “Estou satisfeito com o crescimento de nossa votaçÃo e pela sociedade ter entendido e apoiado nossas propostas. Agora é o momento de reafirmar nossos compromissos com a sociedade no parlamento catarinense”, resume Eskudlark.
Marcos Vieira
Com 61 anos, o deputado estadual, Marcos Vieira (PSDB), tomará posse para o seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa. Com 48.287 votos, vai continuar defendendo os pequenos e médios municípios. Vieira é um municipalista convicto e, por conhecer 285 dos 295 municípios catarinenses, percorre semanalmente as diversas regiões do Estado, levantando as necessidades e levando recursos para sanar as carências, especialmente nas áreas de infraestrutura rodoviária, saúde e auxílio às prefeituras de pequenos e médios portes.O parlamentar tem se dedicado a repassar recursos para atividades que melhorem a qualidade de vida da populaçÃo.
Mauro de Nadal
Reeleito com 54.110 votos, o deputado estadual, Mauro de Nadal (PMDB), reafirmou que para estes próximos quatro anos, pretende continuar o trabalho em defesa dos municípios, uma de suas marcas durante o primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. “É força renovada para continuar o trabalho e presença”, comemora.
Luciane Carminatti
Reeleita com aproximadamente 45 mil votos, a deputada estadual, Luciane Carminatti (PT), afirmou que o compromisso para o segundo mandato será de trabalhar na defesa dos direitos de todos os trabalhadores de Santa Catarina. “Reassumindo novamente, e agora oficialmente, o compromisso de trabalhar na defesa dos direitos de todos os trabalhadores de Santa Catarina. Trabalharei muito para honrar a confiança dos catarinenses, especialmente dos mais de 45 mil eleitores que acreditaram na minha capacidade para representá-los”, declara.
Pedro Baldissera
Eleito com 33.732 votos para o quarto mandato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado estadual, Padre Pedro Baldissera, também toma posse no próximo domingo. Ele falou sobre sua principal bandeira de campanha. “Se tivesse que resumir numa só frase seria trabalhar em defesa da vida. Citando apenas alguns exemplos, quando nós propusemos em 2003 a descentralizaçÃo da Udesc e o investimento em unidades regionais, inclusive aqui no Extremo-oeste, nós estamos defendendo a vida. Porque além do acesso ao ensino superior, garantimos pesquisa e trabalho”, disse.
Dirceu Dresch
Reeleito com 33.220 votos, o deputado estadual, Dirceu Dresch (PT), assumirá para seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa. O parlamentar aponta como principais bandeiras de luta para o próximo mandato, a agricultura familiar, o desenvolvimento da regiÃo com inclusÃo social e serviços públicos de qualidade, como educaçÃo, saúde e segurança pública. “A economia da maioria dos municípios da regiÃo é alicerçada na agricultura familiar. Dar condições ao setor de se desenvolver, gerando renda e qualidade de vida no campo é pensar no bem-estar de toda a sociedade. Quando a agricultura familiar tem apoio, toda a populaçÃo ganha”, disse.
deixe seu comentário