Em abril deste ano o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) assumiu a gestão do tratamento e distribuição de água em São José do Cedro. A nova gestão do sistema de abastecimento de água foi implantada após ser rompido o contrato entre município e Casan. Com uma nova equipe de 13 profissionais, o Semae tem trabalhado na reformulação do sistema, adequação dos equipamentos e na garantia da qualidade da água distribuída aos moradores.
Conforme o diretor geral do Semae, Júnior Kunz, a renovação do espaço físico também está sendo pensada pela equipe, mas, segundo ele, a prioridade continua sendo a de garantir que a água chegue até as residências e que os problemas diagnosticados quando a Casan estava na gerencia do sistema, não sejam repetidos.
De acordo com Kunz, a preocupação em manter a qualidade da água é entendida como uma necessidade. “Vamos fazer os investimentos necessários mas sempre com os pés no chão”, garante. Ele explica que de abril até o momento, foram corrigidas de 10 a 12 irregularidades no sistema. “Diferentemente do que acontecia no tempo da Casan, nós estamos conseguindo dar um basta aos problemas encontrados e, aos poucos, vamos renovando todo o sistema”, afirma.
O vice-prefeito de São José do Cedro, José de Conto, acrescenta que as mudanças ainda não tem sido visíveis, mas que os trabalhos realizados tem refletido na aprovação dos moradores. “Por vários momentos acompanhamos a equipe do Semae virando noites trabalhando para que não faltasse água no dia seguinte. Existe um comprometimento muito grande dessa equipe para com o município”, enfatiza.
Conto ainda comenta que a contrapartida do município com relação ao sistema Semae poderá, futuramente, ser aplicada em saneamento básico para São José do Cedro. “Com essa rentabilidade, vamos estar investindo em projetos para que se efetue o saneamento básico que muito contribuirá com a população de nosso município”, destaca.
APROVAÇÃO
O trabalho do Semae tem sido aprovado pela população. Um dos que aprova é o cabeleireiro Nilo Secchi, 72 anos. Ele relata que, antes da municipalização do sistema, recebia água suja em sua casa, um dos maiores problemas que a família enfrentava. “Agora só tenho que parabenizar essa equipe do Semae pela coragem. Acompanhamos há dias, meses esse novo sistema, não dá para comparar o antes com o agora. Mudou bastante. Até suspendi as “bombonas” de água, pois temos uma água superior”, relata.
A professora Elisandra Potrick, 36 anos, também enfatiza a melhora nos serviços prestados. “Cada dia está melhorando mais. Antes eu deixava caixas de água reserva pois sabia que faltaria. Hoje, continuo mantendo as reservas, porém, com a certeza de que temos água de qualidade e que esta é indispensável à humana”, argumenta.
Elisandra ainda fala sobre a importãncia do trabalho desenvolvido pelo Semae para o futuro do município. “Embora saibamos que os investimentos são altos, o Semae possui 90% de aprovação nossa, tem a confiança da população e o potencial para investir futuramente em saneamento básico, além de outras melhorias para o município”, comenta.
A diretora de Assistência Social, Andreia Lermen, 32 anos, também destaca que o atendimento feito pela equipe do Semae é mais rápido e com maior qualidade. “Muitas vezes ficávamos sem água até para tomar banho. Agora o município está cuidando da própria água. São pessoas que residem aqui e também querem uma água de qualidade”, finaliza.
deixe seu comentário