Polícia Militar de Cunha Porã adquire pistolas de incapacitação neuromuscular
Última atualização 23 de setembro de 2015 - 14:16:55
CUNHA PORà – A Polícia Militar de Cunha PorÃ, com a colaboraçÃo do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual adquiriram por meio do fundo de transaçÃo penal duas pistolas de incapacitaçÃo neuromuscular, ou Sparks.
De acordo com o soldado, Gilberto Müller Junior, o equipamento se assemelha muito as fabricadas no exterior e conhecidas no Brasil por teasers. “Através de uma descarga elétrica, elas incapacitam o sistema nervoso periférico, responsável pelo controle do sistema motor humano, deixando assim o indivíduo incapacitado temporariamente, levando o mesmo ao chÃo e permitindo assim uma imobilizaçÃo sem maiores riscos de ferimento tanto para o indivíduo como para os policiais”, explica.
O soldado destaca que o equipamento nÃo leva a pessoa a óbito. “Algo que tem que ser explicado é que dentro do nosso sistema elétrico na verdade o que mata é a quantidade de ampéres que um aparelho pode produzir ou que é transmitido pelo sistema elétrico. Quanto mais alta for a amperagem maior será a possibilidade de levar uma pessoa a morte”, esclarece o soldado.
Ele acrescenta que o Spark foi desenvolvido para quando acionada liberar 40% menos de carga elétrica. “Sendo assim se tornando mais segura e confiável, além de liberar uma carga muito baixa de ampéres, o que torna pouco provável que a pessoa venha a óbito com o uso da mesma”, finaliza.
deixe seu comentário