Home Polícia Militar Ambiental realiza formatura de 50 novos Protetores Ambientais

Polícia Militar Ambiental realiza formatura de 50 novos Protetores Ambientais

Última atualização 10 de dezembro de 2014 - 09:00:15

A Polícia Militar Ambiental com sede em São Miguel do Oeste, realizou na última semana, mais duas formaturas do curso de Protetores Ambientais. Uma delas em Itapiranga e outra, em Iporã do Oeste. No total, 50 jovens receberam o certificado

A região do Extremo-oeste Catarinenese conta com mais 50 jovens Protetores Ambientais formados, sendo 26 no município de Itapiranga e 24 em Iporã do Oeste. Conforme o Tenente Comandante da Polícia Militar Ambiental do Extremo-oeste Catarinense, Everton Carlos Roncaglio, na última semana foi realizada a formatura dos novos Protetores Ambientais.

Ele enfatiza que a medida faz parte do programa Protetor Ambiental, do 2º Pelotão da 5ª Cia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, com sede em São Miguel do Oeste.

Roncaglio destaca que em Itapiranga, o Projeto foi implementado em parceria com a Administração Municipal, Ministério Público, Poder Judiciário e Associação Amigos do Rio Uruguai de Itapiranga (AARUI). Já em Iporã do Oeste, o tenente enfatiza que a parceria foi feita com a Administração Municipal, Ministério Público e Poder Judiciário da Comarca e a Associação Amigos da Natureza de Iporã do Oeste (ASANIO).

Em Itapiranga segundo Roncaglio, a formatura ocorreu no dia 03 de dezembro. Já no município de Iporã do Oeste, a formatura ocorreu no dia 04 de dezembro, ocasião em que também estiveram presentes autoridades, amigos e familiares dos novos Protetores. “Nestes atos foram realizadas a entrega dos certificados de conclusão de curso aos participantes, onde os destaques intelectuais e disciplinares de cada turma foram premiados. As entidades parceiras do programa, assim como os instrutores também receberam um certificado de reconhecimento e agradecimento”, conta.

Conforme o Tenente, com estas formaturas, a região do Extremo-oeste Catarinense conta com um total de 240 adolescentes Protetores Ambientais formados, num total de 10 turmas. “O Protetor Ambiental é um programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina, implementado pela Polícia Militar Ambiental, sendo que no Extremo-oeste foi iniciado no ano de 2009, abrangendo adolescentes entre 12 e 14 anos de idade de todas as redes de ensino”, enfatiza.

Com uma carga horária de 180 horas/aula, o objetivo do curso segundo Roncaglio, é proporcionar aos adolescentes a capacitação ambiental, a fim de que possam tornar-se multiplicadores do saber ambiental e, até mesmo, estimular a formação de futuras lideranças ambientais na região Oeste Catarinense. “Além do conhecimento ambiental, os adolescentes são contemplados com ensinamentos relacionados a disciplina, respeito, responsabilidade e comprometimento, o que certamente contribuirá para a formação e a vida de cada um”, finaliza.

deixe seu comentário