Home Polícia Militar Ambiental fiscalizará queima irregular na região

Polícia Militar Ambiental fiscalizará queima irregular na região

Última atualização 22 de julho de 2016 - 10:34:57
REGIÃO – Nessa época é comum na regiÃo a prática de queima de campo para renovaçÃo de pastagem, mas para isso, a queima precisa ser autorizada por órgÃos reguladores. A Polícia Ambiental com o auxílio do helicóptero Águia da Polícia Militar vai intensificar as fiscalizações em toda a regiÃo serrana do Estado.
Dados de 2015 mostram que foram realizadas nove autuações na regiÃo serrana e mais seis na regiÃo de Curitibanos por conta da queima irregular de campo, além de averiguações de locais que já possuíam autorizações.
De acordo com o major Polícia Militar, Adair Alexandre Pimentel, provocar incêndio na vegetaçÃo sem autorizaçÃo da FundaçÃo do Meio Ambiente (Fatma) é crime ambiental, sujeito a pagamento de multa e detençÃo que pode chegar a quatro anos de prisÃo.
Com isso, a Polícia Ambiental e a Fatma trabalharÃo em conjunto para o combate a queima ilegal. O órgÃo irá repassar os dados das autorizações emitidas que serÃo cruzados com os dados das denúncias realizadas na companhia. “Isso deve otimizar ainda o tempo de deslocamento, pois com esses dados iremos apenas nos locais que nÃo possuem a devida autorizaçÃo”, explica Pimentel.
Para realizar a queima do campo é preciso de uma autorizaçÃo expedida pela Fatma, pois ela precisa ainda ser supervisionada por um engenheiro agrônomo ou florestal. Segundo Pimentel, o empobrecimento do solo, poluiçÃo, destruiçÃo de redes de eletricidade e cercas, e acidentes rodoviários sÃo alguns dos perigos ocasionados pelas queimas de campo.

deixe seu comentário