Educadores Ambientais repassaram aos participantes, conceitos sobre habitat, importãncia da fauna regional, além de uma explanação sobre o fenÔmeno da Piracema que ocorre em toda a bacia dos rios.
O mês de outubro é marcado pelo dia do Professor, comemorado no dia 15, considerada uma profissão de extrema relevãncia para o avanço da sociedade. Porém, existe outra profissão, comemorada no mesmo dia, que também é revestida de significativa importãncia e está diretamente ligada à população: o Educador Ambiental. A presença do Educador Ambiental tem sido cada vez mais solicitada e se tornado mais importante na sociedade contemporãnea.
De acordo com o 1º Tenente PM Comandante da Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, Everton Carlos Roncaglio, a Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, além de manter suas atividades cotidianas de fiscalização, também realiza importantes trabalhos voltados a educação ambiental, o que ocorre em toda a região do extremo oeste catarinense. “O Programa Protetor Ambiental também é uma estratégia para disseminar os conhecimentos necessários para tornar efetivo as mudanças necessárias para a sociedade atual”, destaca.
ATIVIDADES
Segundo Roncaglio, foram desenvolvidas atividades neste mês lúdicas como a Dinãmica dos Ecossistemas, na qual, segundo ele, se objetiva proporcionar as crianças o esclarecimento de conceitos sobre ecossistema e meio ambiente e o entendimento sobre as inter-relações entre os elementos naturais que compõe um ecossistema. “Cada participante pode interagir com a brincadeira tomando ciência que assim que um elemento natural fosse afetado pela mão do homem, todos os demais elementos poderiam sofrer alguma consequência”, ressalta.
Outra atividade realizada segundo o comandante foi a Trilha das Sensações que, segundo ele, também proporcionou as crianças conhecer a natureza de uma forma diferente. “Os alunos formavam duplas e tinham seus olhos vendados a fim de que pudessem usar outros sentidos para compreender, sentir, conhecer a natureza”, acrescenta.
Somada a estas tarefas, Roncaglio ainda comenta que com o emprego de uma embarcação da Polícia Militar Ambiental, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer e navegar no Lago da Pequena Central Hidrelétrica Salto das Flores, onde lhes foi repassado alguns conceitos sobre habitat, importãncia da fauna regional, além de uma explanação sobre o fenÔmeno da Piracema que ocorre em toda a bacia do Rio.
deixe seu comentário