SÃO JOSÉ DO CEDRO
Antonio Plínio de Castro (PP) assume em janeiro a prefeitura de São José do Cedro no lugar de Renato Broetto, do PMDB. Será a primeira vez que o produtor rural assumirá a chefia do Executivo como prefeito efetivo, pois em outras oportunidades ocupou o cargo como interino, durante os dois mandatos em que foi vice do ex-prefeito José Zanchetti. Além de oito anos como vice, em sua carreira política o novo prefeito acumula a experiência dos cargos de secretário do Oeste – durante o governo de Esperidião Amin, secretário municipal de Agricultura e ainda assumiu por duas vezes como suplente na Assembleia Legislativa.
Além disso, Plínio soma oito anos de experiência administrativa à frente da presidência do Hospital Cedrense. Essa proximidade com a área de Saúde faz com que o novo prefeito enxergue a saúde pública de uma forma diferente. Conforme ele, em seu governo o setor consumirá maior atenção. “É uma área difícil de ser trabalhada. Todos os municípios do País têm problemas na área de saúde e aqui não é diferente. Mas penso que dá para melhorar algumas ações”, entende.
Para avançar no setor, Plínio acredita que será preciso manter e melhorar o programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que, apesar de não ser obrigatório, hoje está presente praticamente em todos os municípios do País. Porém, o novo prefeito lembra que apenas o ESF não basta e considera fundamental disponibilizar atendimento em especialidades. “Assim que definirmos a equipe que vai gerenciar a área de saúde, vamos buscar as experiências de outros municípios que tenham uma satisfação melhor da comunidade nesse setor”, projeta. “É a área da saúde, sem sombra de dúvidas, que consumirá nossa maior dedicação e energia. Também não tenho dúvidas que será o setor em que teremos os melhores resultados”, complementa.
Plínio entende que inovações são fundamentais no município, mas reconhece que algumas ações podem ser mantidas, mas ampliadas e melhoradas. Quanto à filosofia de governo, o candidato eleito diz que será uma administração transparente e com maior envolvimento da comunidade nas ações. Para isso, Plínio revela que pretende implantar o Orçamento Participativo, onde as comunidades poderão sugerir ações, bem como conferir os investimentos da administração municipal. “Quando mais gente participa, a possibilidade de errar é menor. A margem de acerto nas ações se amplia quando tem a participação da comunidade. Nosso governo será marcado pela participação da comunidade e pela transparência nos atos administrativos”, garante.
Plínio revela que nesta semana devem iniciar as tratativas para a transição de governo, primeiramente, discutida internamente na coligação, para a elaboração de uma pauta de trabalho. Neste período também começa a ser montada a equipe de governo. Para governar, Plínio terá maioria na Cãmara de Vereadores, já que a coligação encabeçada com o PP elegeu cinco nomes. O novo prefeito entende que isso trará segurança para o governo, mas diz que a intenção é a de envolver todos os vereadores no governo, bem como a comunidade.
deixe seu comentário