Nesta quarta-feira (9), o governo do Estado apresentou o Plano de Contingência Estadual para Educação (PlanCon), que tem objetivo de preparar as instituições de ensino para o retorno das atividades presenciais.
De acordo com uma portaria publicada pelo governo do Estado, as aulas presenciais seguem suspensas até o dia 12 de outubro, porém ainda não há uma data determinada para o retorno das atividades nas escolas. A data para o retorno só será comunicada quando as informações técnicas da Secretaria de Estado da Saúde indicarem condições favoráveis para a volta das aulas.
“As aulas só retornarão quando a Secretaria de Saúde confirmar que as condições sanitárias no Estado em relação à Covid permitam a retomada com segurança”, destacou secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.
Segundo o PlanCon, o retorno irá acontecer com atividades de reforço pedagógico, e não com as aulas normais como ocorriam no período antes da pandemia. Nesta primeira etapa, o retorno será opcional e começará pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio e por estudantes com maior dificuldade em assimilar o conteúdo letivo.
“Nós teremos nas escolas professores por área do conhecimento para tirar as dúvidas e reforçar todo aquele conteúdo que foi trabalhado nas atividades não presenciais. Assim, teremos menor quantidade de alunos nas unidades escolares, o que nos ajuda a cumprir os protocolos de distanciamento social”, completou Uggioni.
Com o PlanCon apresentado para as redes estadual e municipais, o governo do Estado inicia agora a fase de preparação de formadores para auxiliar na elaboração dos planos de contingência das escolas. O objetivo é preparar os profissionais e a estrutura física das instituições para que o retorno possa ocorrer de forma segura.
As capacitações de formadores serão realizadas regionalmente de acordo com as 16 regionais da Saúde de Santa Catarina. Para o secretário da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, o PlanCon é uma medida essencial para proporcionar uma retomada mais segura, tanto para os estudantes, quanto para os profissionais da educação e familiares.
“Os materiais que estão sendo entregues aumentam a segurança das instituições envolvidas e ampliam a preparação das regionais, unidades municipais e escolares para planejarem o retorno, para quando for possível, estabelecer seus protocolos e planos de ação”, ressaltou.
deixe seu comentário