Piqueteamento visa melhorar as pastagens em Mondaí
Última atualização 29 de abril de 2016 - 15:01:39
MONDAÍ –A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Mondaí em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e ExtensÃo Rural (Epagri) do município vem desenvolvendo o projeto de Piqueteamento, que visa a implantaçÃo de piquetes planejados nas propriedades rurais.
Neste projeto os produtores interessados sÃo visitados para a realizaçÃo do levantamento das condições da propriedade. Na sequência em conjunto com a família é realizado o planejamento da atividade de bovinocultura de leite, envolvendo as pastagens, os piquetes, a disponibilizaçÃo de água aos animais, as construções e a necessidade de suplementaçÃo alimentar do plantel.
Para dar continuidade e mais qualidade ao programa foi adquirido um perfurador de solo com seis brocas e uma furadeira adaptada para a perfuraçÃo de palanques. “Os resultados que percebemos nas propriedades que adotaram esse sistema é de facilitar o manejo animal e melhorar o aproveitamento das pastagens, dando o adequado intervalo de pastejo”, comenta o engenheiro Agrônomo Paulo Rogério de Anhaia.
Com esse sistema é possível elevar o número de animais e produtividade de leite por hectare, já que o pasto terá o intervalo necessário para recuperar, formando maior volume e qualidade. Por outro lado, os animais ao se alimentarem em pasto com a altura ideal, conseguem ingeri-lo com maior qualidade, o que gera uma melhor nutriçÃo dos animais, que por consequência produzem mais leite, sendo este é mais nutritivo.
Hoje já sÃo mais de 20 propriedades planejadas, totalizando mais de 60 hectares de área, onde já se iniciaram os trabalhos de implantaçÃo dos piquetes. “Nessas oportunidades estÃo sendo utilizadas as máquinas oriundas dos investimentos da Secretaria da Agricultura, facilitando e agilizando o trabalho dos agricultores”, finaliza Paulo.
deixe seu comentário