SÃO PAULO – Há algo mais em jogo nas eleições, além da definição do nome que governará a maior cidade da América do Sul pelos próximos quatro anos. Nos meandros da disputa travada entre o PT de Fernando Haddad e o PSDB de José Serra, está em gestação o rearranjo de forças que irá compor o cenário eleitoral em 2014.
Na avaliação de cientistas políticos, a decisão na capital paulista será ponto de partida da briga pela presidência. Se vencer, como indicam as pesquisas, o PT não só retomará o posto perdido em 2004 para Serra, mas sairá fortalecido em um cenário no qual os adversários acreditava na sua derrota, devido ao julgamento do mensalão.
Uma eventual vitória será a prova da influência de Lula e da popularidade da presidente Dilma Rousseff, cujas chances de reeleição crescem.
– A situação é dramática para o PSDB, porque o PT está praticamente conquistando a rainha para dar xeque-mate no rei – projeta o cientista político Valeriano Costa.
A rainha é a prefeitura de São Paulo. O rei será o governo do estado em 2014. À oposição, resta tentar virar o cenário previsto nas sondagens eleitorais ou apostar no futuro.
deixe seu comentário