Após uma complexa operaçÃo de recomposiçÃo do sistema elétrico que abastece o Oeste catarinense, registrada no final da tarde de quinta-feira, técnicos da Celesc avaliam os prejuízos causados por perda de equipamentos na SubestaçÃo Xanxerê e linha de transmissÃo que abastece o município de Chapecó, o mais atingido pelo problema.
Às 17h41min, a SE Xanxerê (138 mil Volts) sofreu desligamento automático devido à atuaçÃo do seu sistema de autoproteçÃo. Assim, 331 mil unidades consumidoras ficaram sem fornecimento, mas, com a resposta rápida da Empresa, por meio de operaçÃo remota, o desligamento durou 15 minutos.
Recomposto o sistema, registrou-se a falta na Linha de TransmissÃo que parte da SubestaçÃo Xanxerê e abastece a SE Chapecó afetando a continuidade do fornecimento para 56.383 unidades consumidoras naquela regiÃo. Fez-se necessário o deslocamento de equipes de emergência de Chapecó para reparar o defeito pontual.
Descoberta a origem do defeito, a primeira providência foi restabelecer o fornecimento para as unidades consumidoras por meio de manobras do sistema na cidade de Chapecó, permitindo que cerca de 30 mil unidades consumidoras fossem atendidas pela segunda subestaçÃo que atende o município.
Esta ocorrência exigiu a recomposiçÃo de uma conexÃo de um jumper na linha de transmissÃo, operaçÃo mais demorada porque envolve deslocamento de equipes, transporte de equipamentos, subida em estruturas e tracionamento de cabos.
Imediatamente após a conclusÃo dos trabalhos na LT, cerca de duas horas após o ocorrido, mais um equipamento de proteçÃo na SE XXE apresentou problemas ainda devido à intensidade do curto-circuito que originou todo o evento, provocando novo desligamento na regiÃo. O equipamento foi substituído em operaçÃo que durou 15 minutos. O fornecimento foi finalmente normalizado em toda a regiÃo Oeste às 21h28min.
deixe seu comentário