Pelo menos quatro cidades tem casos confirmados de dengue no Oeste
Última atualização 27 de janeiro de 2016 - 11:11:13
Quatro cidades do Oeste têm casos de dengue confirmados neste ano. De acordo com o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina, uma pessoa em Palmitos foi diagnosticada com a doença. Na última semana, Xaxim e Chapecó também tiveram casos confirmados. Em Bom Jesus, quatro casos foram registrados.
A assessoria da prefeitura informou que o morador de Xaxim contraiu a doença durante uma viagem. Ao voltar das férias, começou a apresentar os sintomas da dengue, passou por tratamento e já recebeu alta.
Em Palmitos, uma mulher que viajou ao Mato Grosso também foi diagnosticada com dengue. Segundo a enfermeira da epidemiologia do município, Franciole Mallmann, a paciente recebeu todo o tratamento orientado pela Dive e foi feito o isolamento do vírus.
Assim como os outros, os casos de Bom Jesus foram importados. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, pai, mÃe e dois filhos viajaram para o Paraguai, de onde voltaram com a doença.
Em Chapecó, um caso da doença foi confirmado pela Secretaria de Saúde, também importado. O paciente teria viajado para Minas Gerais, onde contraiu a doença. Ainda segundo a secretaria, 24 pessoas aguardam resultados de exames.
InfestaçÃo
De 1º a 19 de janeiro deste ano foram notificados 292 casos suspeitos de dengue em Santa Catarina. Desses, 3 (1%) foram confirmados (todos pelo critério laboratorial), 20 (7%) foram descartados e 269 (92%) casos suspeitos estÃo em investigaçÃo.
Hoje, 28 cidades sÃo consideradas infestadas pelo mosquito Aedes Aegypti: Chapecó, Anchieta, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunha PorÃ, Florianópolis, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Joinville, Maravilha, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Palmitos, Passo de Torres, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Princesa, SÃo Bernardino, SÃo Lourenço do Oeste, SÃo Miguel do Oeste, Serra Alta, UniÃo do Oeste, Xanxerê e Xaxim.
Zika e Febre de Chikungunya
O boletim da Dive mostra que cinco casos suspeitos de Febre de Chikungunya já foram notificados no Estado, mas todos ainda estÃo em investigaçÃo. Com o Zika Vírus, há quatro casos confirmados, dois descartados e onze ainda sÃo investigados.
deixe seu comentário