Na tarde do dia 21 de outubro, terça-feira, a Secretaria de Agricultura e Meio ambiente, em parceria com a CIDASC e a empresa Farming Solutions realizaram o 1º Simpósio de tecnologia e responsabilidade no campo, intitulado “Desafios e inovações na aplicação de agrotóxicos e pulverização agrícola”.
O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Palmitos, e reuniu produtores para debater dois temas pertinentes ao avanço tecnológico na pulverição agrícola.
Günther Halmann, da CIDASC abordou as “responsabilidades do agricultor usuário e aplicador de agrotóxicos”, enquanto Maico Argenton e Mathias Mozer, da Farming Solutions, falaram sobre “como os drones estão transformando a pulverização agrícola”.
Halmann trouxe informações de extrema valia e relevância para os agricultores a respeito da legislação que rege o uso dos drones de pulverização. Em sua fala, ressaltou os deveres do produtor, responsabilidades no uso, e enfatizou a necessidade de manter o uso regularizado das aeronaves, bem como instruiu os agricultores sobre como adquirir e utilizá-las dentro das normas.
Ele ainda reforçou as boas práticas para o agricultor e proveu informações técnicas a respeito de capacitações, uso de EPI’s, gestão de riscos, monitoramento meteorológico e aplicação estratégica.
Argenton e Mozer, por sua vez, falaram das inovações tecnológicas e apresentaram resultados paralelos à integração das tecnologias e dos drones no campo, como também falaram sobre desafios da integração responsável das aeronaves.
Em suma, eles trouxeram para o simpósio dados e orientações sobre alguns temas como precisão e eficiência, pilotagem segura, sistemas de segurança e controle de deriva, integração com dados agronômicos, integração com mapas, sustentabilidade, necessidade de treinamento/certificações, manutenção e protocolos de emergência.
Ambos palestrantes trouxeram estudos de casos regionais e locais que compravam a eficiência dos drones, comparando resultados e apresentando redução de custos e menor impacto ambiental.
A Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Angélica Chini, enfatizou que o simpósio teve como objetivo oferecer informação técnica, promover a atualização de aplicadores e estimular a adoção de tecnologias que reduzam deriva e exposições indesejadas, preservando solo, água e ambientes urbanos próximos às áreas agrícolas.
Este evento representa um avanço expressivo na formação dos agricultores palmitenses, visando o crescimento e a manutenção sustentável do setor agrícola que é de extrema pujança no município. Os temas debatidos refletem passos importantes para atender demandas mercadológicas, sociais, logísticas e ambientais crescentes.
Fonte: ASCOM – Município de Palmitos
Foto: ASCOM – Município de Palmitos
deixe seu comentário