Home Palmitos dá passo importante para controle de qualidade da água no município

Palmitos dá passo importante para controle de qualidade da água no município

Última atualização 28 de janeiro de 2026 - 15:08:44

Na noite do dia 26 de janeiro, a Secretaria de Agricultura de Palmitos reuniu, no auditório da prefeitura, representantes das Cooperativas e Associações de água do município. Na reunião foi apresentado o novo responsável técnico que prestará serviços de controle de qualidade da água às Cooperativas/associações em Palmitos.

Adonis Betiato, Engenheiro Ambiental e Sanitarista da “Lacua Sistemas de Tratamento de Água e Saneamento” é o novo responsável técnico que prestará os serviços. A empresa foi contratada por meio de licitação e prevê uma remuneração mensal de R$9.300,00 à empresa vencedora.

Os serviços serão destinados para as oito cooperativas e associações de água em Palmitos, instaladas na Linha São Miguel, Linha São Domingos, Linha Rosset, Linha Techio, Linha Passarinhos, Linha Seis de Setembro, Ilha Redonda e Sede Oldenburg. A iniciativa atende as unidades que contam com reservatórios e sistemas de captação e distribuição no território municipal.

A contratação da empresa bem como sua atuação estão respaldadas pela Lei Municipal n° 3.961/2017, que institui o “Programa de Qualidade de Água” do Município. A lei define que o serviço de análise mensal da água deve ser disponibilizado gratuitamente pelo município às associações, prevendo a contratação temporária terceirizada quando necessário.

Durante a reunião, os cooperados/associados foram apresentados ao papel do Responsável Técnico e educados sobre o funcionamento dos serviços prestados pela empresa (articulando com a Portaria GM/MS n°888/2021). Na oportunidade também foram definidos os canais de comunicação e cronograma de visitas entre empresa e associações.

Dentre as atribuições da empresa, estão inclusas a coleta de amostras para análise da água, o diagnóstico e controle de vazamentos, a atuação em campo, o treinamento prática para operadores, o relatório mensal das análises, o acompanhamento semestral da limpeza das caixas d’água, a manutenção preventiva, entre outras atribuições atreladas ao controle de qualidade.

A contratação desta empresa e a prestação de apoio técnico às associações é um ato fundamental para assegurar o direito à água potável e a proteção da saúde coletiva, bem como do meio ambiente. A garantia da qualidade da água é imprescindível para garantir saúde a longo prazo para os munícipes e garantir que a coleta/distribuição de água seja feita de forma responsável, visando o bem-estar geral da população.

Fonte / Foto: ASCOM – Município de Palmitos

Na reunião foi apresentado o novo responsável técnico que prestará serviços de controle de qualidade da água às Cooperativas/associações em Palmitos

deixe seu comentário