Na noite do dia 26 de janeiro, a Secretaria de Agricultura de Palmitos reuniu, no auditório da prefeitura, representantes das Cooperativas e Associações de água do município. Na reunião foi apresentado o novo responsável técnico que prestará serviços de controle de qualidade da água às Cooperativas/associações em Palmitos.
Adonis Betiato, Engenheiro Ambiental e Sanitarista da “Lacua Sistemas de Tratamento de Água e Saneamento” é o novo responsável técnico que prestará os serviços. A empresa foi contratada por meio de licitação e prevê uma remuneração mensal de R$9.300,00 à empresa vencedora.
Os serviços serão destinados para as oito cooperativas e associações de água em Palmitos, instaladas na Linha São Miguel, Linha São Domingos, Linha Rosset, Linha Techio, Linha Passarinhos, Linha Seis de Setembro, Ilha Redonda e Sede Oldenburg. A iniciativa atende as unidades que contam com reservatórios e sistemas de captação e distribuição no território municipal.
A contratação da empresa bem como sua atuação estão respaldadas pela Lei Municipal n° 3.961/2017, que institui o “Programa de Qualidade de Água” do Município. A lei define que o serviço de análise mensal da água deve ser disponibilizado gratuitamente pelo município às associações, prevendo a contratação temporária terceirizada quando necessário.
Durante a reunião, os cooperados/associados foram apresentados ao papel do Responsável Técnico e educados sobre o funcionamento dos serviços prestados pela empresa (articulando com a Portaria GM/MS n°888/2021). Na oportunidade também foram definidos os canais de comunicação e cronograma de visitas entre empresa e associações.
Dentre as atribuições da empresa, estão inclusas a coleta de amostras para análise da água, o diagnóstico e controle de vazamentos, a atuação em campo, o treinamento prática para operadores, o relatório mensal das análises, o acompanhamento semestral da limpeza das caixas d’água, a manutenção preventiva, entre outras atribuições atreladas ao controle de qualidade.
A contratação desta empresa e a prestação de apoio técnico às associações é um ato fundamental para assegurar o direito à água potável e a proteção da saúde coletiva, bem como do meio ambiente. A garantia da qualidade da água é imprescindível para garantir saúde a longo prazo para os munícipes e garantir que a coleta/distribuição de água seja feita de forma responsável, visando o bem-estar geral da população.
Fonte / Foto: ASCOM – Município de Palmitos
Na reunião foi apresentado o novo responsável técnico que prestará serviços de controle de qualidade da água às Cooperativas/associações em Palmitos
deixe seu comentário