Home Palmitos confirma nove casos de dengue

Palmitos confirma nove casos de dengue

Última atualização 5 de maio de 2016 - 15:27:40
PALMITOS – Na semana passada foi confirmado mais um caso de dengue em Palmitos. Até o momento sÃo nove positivos, destes três sÃo autóctones e seis importados. Segundo a responsável pelo Programa de Zoonoses e Endemias, Marlei Schlosser, há ainda quatro em investigaçÃo e 27 foram descartados.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Palmitos contabiliza até o momento 66 focos de dengue. Para Marlei os cuidados em nÃo deixar água parada nÃo devem parar, já que o frio diminui a populaçÃo adulta dos mosquitos, mas nÃo as larvas, sendo que elas continuam se procriando em dias de calor.
Marlei menciona que os ovos do mosquito da dengue pode durar até um ano, por isso que o controle deve ser efetivo. Uma fêmea pode dar origem a 1,5 mil mosquitos durante a sua vida. A desova acontece, preferencialmente, em criadouros com água limpa e parada.
Conforme o Instituto Oswaldo Cruz, pesquisas realizadas em campo indicam que os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis (muito utilizados para armazenagem de água para uso doméstico em locais dotados de infraestrutura urbana precária), sÃo os criadouros que mais produzem A. aegypti e, portanto, os mais perigosos. Isso nÃo significa que a populaçÃo possa descuidar da atençÃo a pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros.

deixe seu comentário