Palmitos completa equipe médica nos cinco ESF
Última atualização 9 de junho de 2017 - 11:36:20
A saúde pública tem sido bastante discutida no município de Palmitos. Segundo a secretária de saúde, Adriane Augustin os primeiros meses serviram para analisar o funcionamento da Secretaria da Saúde e colocar algumas coisas em ordem, como medicamentos, consultas e encaminhamento. Adriane prioriza para sua gestÃo, um bom atendimento, boa recepçÃo aos pacientes e oferta de medicamentos.
A secretária enfatiza que após a efetivaçÃo da licitaçÃo, foram contratados os cinco profissionais para Estratégia Saúde da Família (ESF). Segundo ela, hoje a saúde do município está com a equipe completa.
Adriane cita que além dos clínicos gerais, foram contratos pediatra e ginecologista. O pediatra está atendendo nas segundas-feiras, das 7h às 9h30 e das 13h às 15h30 no posto do bairro. E nas quartas-feiras, no mesmo horário, no posto do centro. Já a ginecologista, atende no posto do centro nas segundas-feiras das 9h às 11h e nas quintas-feiras da 7h às 11h. Nas quartas-feiras atende no posto do Bairro.
Além disso, Adriane comenta sobre a contrataçÃo de agente de saúde. “Em algumas áreas nÃo tem agentes, e será feito um processo seletivo para a contrataçÃo”, evidencia.
MEDICAMENTOS
A secretária informa que a farmácia do posto de saúde está composta com todos os medicamentos básicos e nÃo básicos. “Estamos suprindo as necessidades dos pacientes, principalmente com os medicamentos. Hoje temos todos os remédios, desde os básicos como os nÃo básicos, que sÃo os controlados, antibióticos, remédios para próstata, pacientes oncológicos e medicaçÃo renais”, declara.
PALMITOS ATINGE 95% DO PÚBLICO ALVO
A campanha da vacinaçÃo contra a gripe foi prorrogada até hoje, dia 09 de junho. Porém, o município de Palmitos já tinha atingido a meta, e vacinou 95% do público alvo. Adriane menciona que o governo liberou para toda a populaçÃo a vacina. “O governo lançou essa propaganda de que seria liberado para todo mundo, mas era as doses que cada município tinha em estoque, e tínhamos somente 400 doses. NÃo veio doses a mais, essas doses de estoque sÃo do público alvo que nÃo vieram fazer a vacina”, afirma.
FOCOS DA DENGUE SÃO ALARMANTES
A situaçÃo do foco do mosquito da dengue no município tem preocupado a equipe da vigilância epidemiológica. Segundo a secretária, os focos do mosquito encontrados no município é alarmante. “NÃo temos nenhum caso de dengue nesses cinco meses, mas tem mais focos do que o ano passado”, informa. Adriane menciona que foram registrados 161 focos do mosquito no município.
deixe seu comentário