Home Palmitos atende mais de duas mil pessoas no serviço social

Palmitos atende mais de duas mil pessoas no serviço social

Última atualização 10 de novembro de 2017 - 10:00:05
Palmitos
Com o objetivo de promover e oferecer melhores serviços aos cidadÃos, a AdministraçÃo Municipal de Palmitos realiza inúmeros projetos populares que visam o bem-estar social dos palmitenses, exemplo disso sÃo os trabalhos idealizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, como os oferecidos por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O Cras é uma unidade pública estatal responsável pela organizaçÃo e oferta de serviços socioassistenciais nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios de todo o país, voltadas principalmente ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, trabalhando para garantir direitos de crianças, adolescentes, mulheres, idosos, etc.
Atualmente, em Palmitos a equipe técnica do Cras é composta pela psicóloga Raquel Dalcero e a assistente social Soeli Hoppe. Conforme as profissionais, aproximadamente duas mil pessoas sÃo atendidas por meio de projetos e ações sociais no município, sendo que o público prioritário em ações sÃo os beneficiários da assistência social, como por exemplo, os beneficiários do Bolsa Família, programa que atende mais de 400 famílias palmitenses e ainda os que recebem o Benefício de PrestaçÃo Continuada (BPC) que ampara mais de 250 pessoas com deficiências e idosos em Palmitos, estes cidadÃos recebem mensalmente o valor de um salário mínimo, proveniente do Governo Federal. Além destes, ainda sÃo ofertadas outras iniciativas sociais para o bem comum dos cidadÃos palmitenses, como suporte social e psicológico às famílias em situaçÃo de vulnerabilidade social, devido a fragilizaçÃo dos vínculos familiares ou com a comunidade.
As integrantes do quadro técnico do Cras explicam que o principal serviço realizado é o Serviço de ProteçÃo e Atendimento Integral à Família (PAIF), desenvolvido principalmente em grupos e também por meio de visitas domiciliares. O acompanhamento familiar é planejado em conjunto pela psicóloga e pela assistente social para que a família supere suas dificuldades e alcance seus objetivos. Soeli destaca que o PAIF busca a participaçÃo da família, onde se promovem diversas orientações com o intuito de tentar assegurar o acesso aos direitos dos indivíduos através de encaminhamentos e orientações durante os atendimentos.
A psicóloga lembra ainda que em Palmitos também é desenvolvido o projeto: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “Este serviço busca reunir as pessoas, nas suas respectivas faixas etárias, crianças e adolescentes ou idosos, para o desenvolvimento de ações em grupo visando a prevençÃo a situações de vulnerabilidade e violência e este também constituí um espaço de convivência e fortalecimento de vínculos com a comunidade”, destaca.

deixe seu comentário