O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Palmitos promoveu, na noite de quinta-feira (18), uma importante palestra em alusão à campanha Setembro Amarelo. O evento, que contou com o apoio das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, além da Câmara de Vereadores, reuniu diversas autoridades e munícipes no plenário municipal Vereador Oguidio Peiter.
O tema principal da noite, “Quando a tristeza vira alerta”, foi abordado pela médica psiquiatra e especialista em saúde mental Andressa Messias. Em sua palestra, ela destacou que a tristeza é um sentimento humano comum, mas que é fundamental ficar atento aos sinais para identificar quando ela se torna um alerta de algo mais grave. A médica reforçou que falar sobre saúde mental é um ato de coragem, e não de fraqueza, e que buscar ajuda profissional não deve ser motivo de vergonha.
Nos pronunciamentos, a coordenadora do CAPS, Débora Riese, iniciou a fala destacando a importância da campanha de setembro e compartilhando um pouco de sua história. O presidente da Câmara de Vereadores, Daian Boeck, representando o poder legislativo, enfatizou a importância da escuta, da empatia e do acolhimento. A prefeita Giovana Giacomolli encerrou a série de discursos, ressaltando a relevância da prevenção ao suicídio. Em sua fala, ela afirmou que “nenhuma obra que faremos é maior que a obra de cuidar do nosso povo”.
O evento contou ainda com a presença de autoridades como a secretária municipal de Saúde, Daliane Colla Hann, o vice-prefeito Itamar Fiorese, e o comandante da Polícia Militar de Caibi, 1º Sargento Ivar Dovillo Costacurta, além de outros vereadores e secretários. Na parte cultural, o músico Jean Rossato se apresentou em voz e violão no início e ao final do evento, proporcionando um momento de sensibilidade.
Em suma, o encontro se configurou como um importante espaço de diálogo, aprendizado e debate para a criação de políticas públicas. O envolvimento da administração municipal reforça o compromisso em construir uma comunidade mais humana, solidária e acolhedora para todos os palmitenses.
Fonte / Foto: Ascom do município de Palmitos
O evento, que contou com o apoio das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, além da Câmara de Vereadores
deixe seu comentário