O deputado Padre Pedro Baldissera anunciou, na terça-feira (4), a publicação da portaria 43, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que confirma a lista de municípios beneficiados com retroescavadeiras e motoniveladoras, destinadas a realizar obras para infra-estrutura no interior, especialmente dirigidas à agricultura familiar. Praticamente todos os municípios do Extremo Oeste e grande parte do Oeste garantiram equipamentos. São mais de 260 em todo Estado.
Em equipamentos, estão previstas 266 motoniveladores e 218 retroescavadeiras. No Brasil, o MDA doará, nesta etapa, 3.591 retroescavadeiras e 1.342 motoniveladoras destinadas à recuperação de estradas vicinais – vias importantes para o escoamento da produção da agricultura familiar.
“Lutamos muito para que houvesse garantia por parte do Governo Federal destes equipamentos. E vale destacar o trabalho do MDA em Santa Catarina, que esteve envolvido diretamente com o tema”, afirmou o deputado Padre Pedro. O investimento, somente me SC, ultrapassa R$ 140 milhões. Os recursos são originários do PAC 2, e destinam-se a municípios de até 50 mil habitantes, que não pertencem a regiões metropolitanas. “É um investimento diretamente para a agricultura familiar, para os pequenos municípios, por isso consideramos fundamental. E depois de constantes secas, alternadas com períodos de chuva que prejudicaram a produção e a infra-estrutura, contar com esta estrutura é muito importante”, complementou Padre Pedro.
A entrega das máquinas está prevista para agosto, já que atualmente, em razão da situação vivida com a seca no semi árido, as máquinas estão sendo dirigidas para aquela região.
deixe seu comentário