Ovelha dá à luz a trigêmeos em Frederico Westphalen
Última atualização 13 de agosto de 2015 - 16:11:12
O nascimento de ovelhas trigêmeas surpreendeu a família do agricultor Vicente Piovesan.
Segundo Piovesan, a ovelha é da raça Suffolk, tem 4 anos de idade e está em sua terceira cria, sendo a primeira de trigêmeos, uma raridade na propriedade. O animal deu à luz a dois machos e uma fêmea. De acordo com os proprietários, nÃo foi usada nenhuma técnica reprodutiva.
Os cordeiros sÃo de cruza entre Suffolk, da mÃe, e Texel, do pai. “Os três animais possuem características semelhantes. O que os diferencia é o tamanho. Os machos sÃo maiores, e os três possuem a mesma pelagem de cor branca, com o rosto escuro e malhado”, descreveu o agricultor.
Rebanho ainda pequeno
A criaçÃo de ovelhas na propriedade da família começou em 2012, quando os irmÃos Mateus e Márcio decidiram iniciar com a nova atividade ao buscar uma nova fonte de renda na propriedade, que tem mais de 50 anos e foi adquirida ainda pelos avós, situada no bairro Bela Vista, em Frederico Westphalen.
– Eu sempre gostei de ovelhas, entÃo eu e meu irmÃo resolvemos iniciar com a criaçÃo de ovelhas. A partir disso nÃo pensamos em dinheiro ou em produçÃo, mas sim fizemos a escolha, por gostar muito e de lazer de conviver com os animais diariamente, eu acho muito bonito em especial –, destacou Piovesan.
Atualmente, a propriedade conta com 13 cordeiros, sendo que desses, mais duas ovelhas estÃo prenhas e darÃo à luz nos próximos dias. Assim como as demais ovelhas, nenhuma possui nome, e a partir dessa cria de trigêmeos, a família pretende mudar essa tendência e dar nome aos filhotes.
Além disso, a expectativa é aumentar a criaçÃo de ovelhas, aumentando ainda mais o número e diversidade de animais na propriedade, que já conta com cavalos, galinhas, patos, gansos, perus e bovinos de leite, que é a principal atividades de renda da família.
Genética
Segundo o médico-veterinário, Edson Buzzeto, o período de gestÃo de um cordeiro é de aproximadamente 150 dias, ou cinco meses. “O nascimento de trigêmeos nÃo é um caso raro. Isso ocorre muitas vezes de acordo com a genética de mÃe para filhote, ou do uso de medicamentos.
Existem também técnicas de manejos, que podem fazer com que o animal provoque o maior número de ovulações através de uma alimentaçÃo em maior quantidade. EntÃo, é muito comum entre as ovelhas isso acontecer”, explicou Buzzeto.
Ele esclareceu, também, que o fato de os cordeiros serem resultado de uma cruza entre duas raças diferentes de ovelhas nÃo influencia no número de filhotes. Durante a gestaçÃo é comum entre as ovelhas que a fêmea tenha um ou dois filhotes ao mesmo tempo. Especialmente se nÃo forem usadas técnicas para melhora de ovulaçÃo.
deixe seu comentário