Ouvir musica durante a atividade física ajuda no desempenho
Última atualização 13 de agosto de 2015 - 16:04:39
Um artigo publicado no jornal The Independent revelou que ouvir música enquanto se pratica exercícios físicos faz com que substâncias químicas sejam liberadas no cérebro. Elas exercem a funçÃo de analgésicos e ajudam a reduzir a dor e a sensaçÃo de cansaço no corpo. O resultado disso é um maior desempenho na hora de praticar as atividades.
Robin Dunbar é professor de psicologia na Universidade de Oxford e estudioso do assunto. Sobre o tema, ele explica: “Quando ouvimos música, o cérebro libera analgésicos naturais que agem no corpo, como a morfina. Se interagimos com a música, seja cantando ou dançando, a liberaçÃo destes compostos é ainda maior”.
Outro fato comprovado é o de que, quando a faixa é escolhida sob medida para um treino específico, o exercício passa a ser mais fácil de ser praticado por qualquer pessoa. Isso porque a música age de forma a desviar a atençÃo da dor física.
Alguns estudos científicos apontam que seis minutos de música sÃo suficientes para que o esforço feito na atividade física caia de forma brusca. “Já sabíamos que a música tinha um papel revigorante. Mas agora estamos entrando em uma nova fase de pesquisas científicas para avaliar as transformações biológicas causadas por ela”, declarou o pesquisador do departamento de Biologia Cognitiva da Universidade de Viena, Daniel Bowling.
Além de todas as vantagens acima, as melodias sÃo também importantes para ativar a área responsável pelo prazer, no cérebro. Essa regiÃo libera dopamina – composto associado à sensaçÃo de bem-estar.
Portanto, sempre vale a pena aproveitar o momento de exercícios físicos para ouvir uma boa música!
deixe seu comentário