Ligar menos
Mulher adora conversar – e acha a coisa mais normal do mundo ligar para a amiga só para contar que viu uma blusa incrível na promoção ou que teve uma discussão daquelas com a mãe. Mais ainda: não pensa duas vezes antes de fazer o mesmo com o amado. Há quem telefone diariamente só para dar um relatório de tudo o que fez nas últimas horas. “Manter contato frequente realmente faz você se aproximar dos amigos”, diz a psicoterapeuta Patricia Covalt. “Só que não surte o mesmo efeito com o namorado. Ao contrário, pode afastá-la dele.” Os homens são mesmo arredios em relação a esse estranho aparelho chamado telefone. Mais práticos, e bem menos verborrágicos do que nós, só recorrem a ele quando precisam passar ou receber alguma informação objetiva. Essa diferença básica entre a natureza feminina e a masculina faz com que seu querido interprete a sua vontade de conversar várias vezes por dia como carência. E odiamos admitir, mas talvez haja, sim, um fundo desse sentimento angustiante por trás do desejo de telefonar toda hora. “A mulher tende a ficar nervosa se não tem notícias por muito tempo. Então, quer se assegurar de que está tudo bem”, avalia Patricia.
ESTRATÉGIA LANÇA-CHAMAS
Experimente “sumir” por um tempo e vai ver que o relacionamento só tem a ganhar quando há espaço para sentir… saudade! Além disso, só de imaginar o que você está fazendo de tão importante que não sobrou um tempinho para dar um alÔ, o lindo tomará a iniciativa de ligar. E, assim, demonstrar interesse e, o melhor de tudo, envolvimento.
Discordar das opiniões dele
Apenas procure falar o que pensa, sem se anular, mesmo quando sua opinião for oposta. É comum achar que, fazendo o possível e o impossível para alinhar seu ponto de vista com o dele, garantirá a harmonia desse amor. Na realidade, fingir que concorda com tudo pode torná-la menos interessante, com pouca personalidade e falta de atitude. “Homens se sentem atraídos por mulheres que os desafiam e os provocam”, explica a terapeuta de relacionamento Jennifer Oikle.
ESTRATÉGIA LANÇA-CHAMAS
O problema não é discordar, e sim a forma como faz isso. Cuide para o bate-papo não virar monólogo nem parecer que medem forças numa queda de braços. Afinal de contas, é apenas uma conversa entre pessoas adultas sobre a visão de mundo que cada um tem. Exponha seus argumentos sem medo, permitindo que seu homem defenda os dele. Uma discussão inteligente deverá acender os ãnimos e também vai ajudar os dois a se conhecerem muito melhor.
Sair sem ele
Se vocês se amam, querem ficar juntos nas noites estreladas do verão, nos fins de semana, nos feriados… Na ficção, isso é incrível (e possível!). Na prática, passar todo o seu tempo livre grudada nele pode minar a relação. “Se estão sempre colados, acabam não tendo muito o que conversar”, observa Jennifer. A longo prazo, o contato em excesso tende a virar tédio. Segundo a terapeuta, há um nome para isso: teoria da habituação. Acontece quando o convívio é exageradamente próximo, a ponto de fazer você se acostumar com alguém (no sentido mais morno da expressão). “O resultado é que a presença do outro passa a não despertar mais aquela sensação de bem-estar”, detalha. Além disso, é fato que ter vida própria faz de você uma mulher muito mais instigante. “Quando o homem percebe que a namorada precisa dele para tudo, sente-se pressionado e pode acabar se afastando”, pondera o psicoterapeuta americano John Amodeo.
ESTRATÉGIA LANÇA-CHAMAS
A atitude esperta é reservar algumas janelas na agenda para programas sem ele. Por exemplo, marcar a “noite das amigas”, fazer curso de cabala ou de dança do ventre. “Ocupe-se pelo menos uma vez por semana – e nem ofereça a ele a opção de ir com você”, ensina a psicóloga Barbara Cox. Os estudiosos ressaltam que a mulher com interesses bastante variados é mais dinãmica, animada e, claro, atraente!
Discutir a relação
A capacidade que a ala masculina tem de surtar quando ouve a simples frase “Precisamos conversar” é mundialmente conhecida. Por isso, não seria surpresa se você contasse que prefere respirar fundo a perguntar ao namorado se ele precisa mesmo fazer tantas horas extras ou falar tantas vezes com a mãe. Quem quer mexer em um time que está ganhando e ainda por cima receber o rótulo de irritante? Só que engolir mágoas faz os pequenos probleminhas amorosos inflarem até se tornarem enormes, prontos a explodir por qualquer motivo.
ESTRATÉGIA LANÇA-CHAMAS
Para não cair nessa cilada, o truque é tocar no assunto com delicadeza e naturalidade, procurando deixar claro que está expondo um sentimento seu, e não fazendo cobranças ou acusações. Tente demonstrar que adoraria contar com o apoio dele. “Homens querem ver as mulheres felizes, mas nem sempre sabem como colaborar – por isso precisam de ajuda”, explica Amodeo. “Se você mostrar exatamente em que ponto seu namorado está errando e como melhorar, é provável que ele agarre a oportunidade.”
Demonstrar seu amor
Sua avó já dizia que uma mulher nunca deve mostrar lá muito interesse, mesmo que arraste um bonde (nas palavras dela) pelo namorado. Conselho de amiga: desconfie dessa máxima. Na opinião da psicoterapeuta Patricia, algumas de nós realmente escondem as emoções por medo de rejeição ou de parecerem bobas se o relacionamento for por água abaixo. No entanto, procure observar, todo mundo gosta de ser mimado, elogiado, amado – inclusive os homens. Além disso, ao trancar a sete chaves o que sente, você corre o risco de passar a mensagem oposta, de que não se importa de verdade.
ESTRATÉGIA LANÇA-CHAMAS
Claro, não dá para dizer “Eu te amo” de cinco em cinco minutos. O segredo é encontrar a dose ideal e variar os jeitos de se expressar. Por exemplo, quando saírem juntos, fale algo do tipo “Sempre me divirto muito com você”. Barbara sugere: “Tente expressar seus sentimentos no momento em que eles aparecem”. Essa espontaneidade vai torná-la ainda mais sexy e especial aos olhos do seu eleito.
5 riscos que não valem a pena
1.INTIMIDADE À PROVA
Adotar a regra do “O que é meu é seu” e fuçar no Orkut, no MSN, no celular, no e-mail e na carteira dele.
2.AMIGOS À PARTE
Testar a lealdade do namorado pedindo que escolha entre você e os amigos, ou a mãe dele, ou o trabalho…
3.CIÚME NO LIMITE
Ser bem carinhosa com o amigo dele. Despertar um pouco de ciúme apimenta a relação — só é preciso ter a medida.
4.CONFIANÇA QUEBRADA
Contratar um investigador para descobrir mais sobre o passado do gato ou checar se ele é fiel.
5.INDIRETAS CERTEIRAS
Apresentá-lo aos amigos como seu futuro marido. Principalmente se vocês estão juntos há pouco tempo ou se ainda nem falaram em trocar alianças.
deixe seu comentário