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Onda de calor segue na região Oeste e Extremo Oeste

Foto: Oeste SC Notícias – A manutenção das altas temperaturas mantém a onda de calor no Extremo Oeste

Segunda-feira (13) com predomínio de sol, poucas nuvens e
calor em SC devido a um sistema de alta pressão. À tarde, por conta do calor,
há chance de pancadas de chuva e/ou temporais bem isolados, mal distribuídos,
principalmente nas áreas próximas à divisa com o PR. O risco é baixo para
ocorrências relacionadas às chuvas/temporais.

À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 36°C no Litoral
Sul, 35°C no Vale do Itajaí, Litoral Norte, de 29 a 34°C nas demais áreas. A
manutenção das altas temperaturas mantém a onda de calor no Extremo Oeste,
Oeste e os índices de calor altos nas demais áreas com um risco baixo a
moderado para insolação e desidratação. Ventos de quadrante norte, com fraca a
moderada intensidade e rajadas ocasionais.

 

O que é insolação e desidratação

A insolação é causada pela exposição intensa ao sol ou ao
calor. Você pode ficar com a doença até naqueles dias em que o sol não dá as caras,
mas o mormaço está forte.

Normalmente, ela leva ao aumento da temperatura do corpo
(acima de 39 graus), fazendo com que ele tenha dificuldade em se resfriar.

Entre os principais sintomas da insolação estão o mal-estar,
a sonolência, a dor de cabeça e, até mesmo, a confusão mental.

A desidratação pode ser um sintoma da insolação ou ocorrer
de forma separada. Ela acontece quando o corpo perde água e sais minerais acima
do considerado normal pelo organismo. Os sintomas são o cansaço, a dor de
cabeça, a tontura, queda de pressão e alterações na frequência cardíaca. Em
casos mais graves, a desidratação pode levar ao coma.

A insolação e a desidratação são condições graves e, por
isso, precisam de tratamento imediato. Se você sentir os sintomas ou estiver
próximo a uma pessoa com insolação, procure um ambiente fresco e com sombra
rapidamente.

 

Importante

Beber muita água todos os dias. Além de ser uma atitude que
só favorece a sua beleza e jovialidade, manter o corpo hidratado vai ajudá-lo a
se manter na temperatura adequada.

Também é fundamental aplicar o protetor solar sempre,
reforce o produto a cada 2 horas e evite tomar sol entre às 11h e 16h. Os
chapéus e o óculos escuros, mesmo na sombra, também vão ajudar a te proteger
nos dias mais quentes.

Usar roupas leves e mais soltas e evitar exercícios muito
pesados também ajudam a manter o seu corpo “no ritmo” nos dias mais quentes.
Não é à toa que bate aquela moleza quando está muito calor, por isso, respeite
os sinais do seu corpo!

Por fim, nem pense em consumir bebidas alcoólicas durante a
exposição solar. Elas contribuem para a perda de líquidos, o que pode deixar o
seu corpo mais suscetível a insolação e a desidratação.

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