O advogado Paulo Marcondes Brincas é o novo presidente da seccional catarinense da OAB. Advogado militante há 26 anos e especialista em Direito Comercial e Empresarial, Brincas venceu as eleições desta segunda-feira (16) com 66% dos votos, superando o candidato da oposiçÃo, Adriano Zanotto. Ele e o vice Luiz Mário Bratti assumem o cargo no dia 1º de janeiro para um mandato de três anos. A presidência da Caixa de Assistência dos Advogados (Caasc) será ocupada por Marcus Antônio Luiz da Silva, o MarcÃo, atual vice-presidente da Seccional. Tullo Cavallazzi Filho, atual dirigente, irá ocupar uma vaga no Conselho Federal.
Esta foi a maior diferença de votos já registrada na história dos pleitos da OAB/SC: 12.819 a 6.455, confirmando o favoritismo de Brincas. Ele também venceu em 82% das subseções – inclusive nos maiores colégios eleitorais, como Joinville, Criciúma, Itajaí, Chapecó, Balneário Camboriú e Brusque. A vitória foi uma resposta à campanha de ataques anônimos feitos pela chapa de oposiçÃo – o que fez mal à imagem da instituiçÃo perante a sociedade e confirmou o favoritismo de Brincas.
Brincas tem uma longa ficha de serviços prestados à OAB-SC. Já ocupou diversos cargos de direçÃo, coordenou a ComissÃo Nacional do Jovem Advogado e, atualmente, preside a CAASC, cargo para o qual foi eleito em 2012 ao lado do atual dirigente Cavallazzi. É especialista em Direito Comercial e mestre em Direito da Empresa. Por mais de 10 anos foi professor da UFSC, do Sistema FGV e também das Escolas Superiores das Magistraturas Estadual, Federal e do Trabalho, Escola de Aperfeiçoamento do Ministério Público de SC e da Escola Superior de Advocacia de Santa Catarina (ESA).
Em seu primeiro discurso, disse que sua prioridade é dar continuidade ao trabalho de conquistas históricas obtidas por Cavallazzi nos últimos três anos, como o pagamento da dívida de R$ 100 milhões aos defensores dativos e a defesa firme das prerrogativas dos advogados. “A nossa campanha foi marcada por princípios sólidos que norteiam a nossa administraçÃo, como a garantia da nÃo-reeleiçÃo, o reforço à transparência e o nÃo uso da instituiçÃo para fins político-partidários. É nisso que acreditamos. Agradeço a todos que trabalharam para a construçÃo desse resultado, mas, em particular, a Tullo Cavallazzi Filho pela vitoriosa gestÃo dos últimos anos”, declarou Brincas.
deixe seu comentário