Home O significado do cansaço

O significado do cansaço

Muitas pessoas vivem cansadas. Cansaço está ligado a esforço. Se alguém está cansado é porque se esforçou, deu de si para um trabalho duro. A vida foi para ele um esforço e às vezes até um tormento. Ele trabalhou muito e por isso se cansou. Um dicionário define assim a palavra cansaço: Cansado é aquele que se encontra em estado de esforço e queixa.

Na linguagem antiga não significava apenas a sensação física e emocional de fadiga após um esforço, mas também a fraqueza do ser, a miséria e a sensação de aperto na presença dos outros. O significado da palavra cansado se desdobra em muitas situações. Não só as pessoas ficam cansadas, as mãos ficam cansadas, os joelhos ficam cansados. O profeta Jeremias dizia que Deus promete alívio para todas as almas cansadas. Um coração cansado anseia por descanso, o trabalho cansa, a melancolia cansa, a viagem também cansa.

Um autor de uma peça teatral dizia assim, “Alguns estão cansados da tristeza, outros estão cansados demais para ficarem tristes, cansados para qualquer coisa”. A tradição espiritual compreende o cansaço de outro modo, observando-o como uma chance de mudar não só a vida. A ideia do cansaço pode nos levar a temas essenciais da vida espiritual, tais como o ócio, a contemplação, a receptividade, a vida na graça e na humildade, a obediência ao ritmo da alma e do corpo. Por isso, o nosso cansaço pode nos ajudar a descobrirmos valores importantes. Não se trata de lutar com o cansaço, mas sim de conviver com ele e vê-lo como um amigo, que nos conduz à nossa própria verdade e ao mistério de Deus e da humanidade.

Diante disso, caro leitor, cada um pode se perceber no estado que está e a partir da percepção do cansaço que tem, dizer: eu provavelmente posso também viver de um jeito diferente, perceber mais a importância da contemplação, do silêncio, do ócio, da gratuidade, do repouso… Isso nos tornará muito melhores.

Padre Ezequiel Dal Pozzo

deixe seu comentário