O último relatório da Vigilãncia Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) aponta que até este domingo (19) 227 pessoas foram diagnosticadas com dengue em Santa Catarina. Do total, apenas 17 contraíram a doença no estado. As demais foram infectadas em diferentes estados, como Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro, e até mesmo outros países, como Paraguai e Angola.
A maioria das pessoas que contraíram dengue no estado é de Chapecó, que confirmou o 14º caso na última quarta-feira (15). Segundo a Secretaria de Saúde do município, o paciente é um homem de 23 anos que já foi tratado e passa bem. Ele mora no Bairro Quedas do Palmital, região próxima do Bairro Santo AntÔnio, onde foram registrados os primeiros casos da doença.
Conforme o Programa de Controle de Dengue de Santa Catarina da Dive, em 2013, até este domingo (19), foram encontrados 2.019 focos do mosquito transmissor da dengue em praticamente todo o estado. Destes, 934 estavam em Chapecó, principalmente em armadilhas montadas para identificar as larvas do Aedes aegypti. Além disso, embora 227 casos tenham sido confirmados, pelo menos 811 pessoas realizaram o exame, por estarem com sintomas da doença.
Segundo a Dive, a dengue causa febre, dor de cabeça, no corpo e atrás dos olhos. Também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. A doença é diagnosticada através de um exame de sangue disponibilizado de forma gratuita pela rede pública de saúde. Para quem apresentar estes sintomas, a orientação é procurar um médico e evitar medicamentos com ácido acetilsalicílico.
deixe seu comentário