A partir do dia 4 de novembro, o Ministério da Saúde dará início à substituição da vacina oral contra a poliomielite (VOPb) pela vacina inativada (VIP), que é administrada por injeção. Essa mudança representa um avanço no programa nacional de imunizações, reforçando os esforços do Brasil na erradicação da paralisia infantil.
A vacina oral, conhecida como “gotinha”, desempenhou um papel importante na eliminação da poliomielite no Brasil, contribuindo para que o país não registrasse casos da doença nos últimos 34 anos. Desde a sua introdução em 1977, a VOPb foi uma aliada no combate à doença, mas a hora de uma atualização no esquema vacinal chegou.
A decisão de mudança foi discutida e aprovada pela Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), que envolveu representantes do setor de saúde, incluindo o Conselho de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) também acompanharam o processo.
A introdução da vacina inativada (VIP) é vista como um passo para garantir a proteção contínua contra a poliomielite e fortalecer o controle da doença no país. “A VIP oferece uma resposta imunológica segura, alinhando-se às práticas internacionais”, afirmou um representante do Ministério da Saúde.
Fonte / foto: Ministério da Saúde
A partir do dia 4 de novembro
deixe seu comentário