Home No fim, Grêmio perde para o Millonarios e está fora da Copa Sul-Americana

No fim, Grêmio perde para o Millonarios e está fora da Copa Sul-Americana

Última atualização 16 de novembro de 2012 - 00:37:40

Não deu. O Grêmio foi bravo, foi valente, fez um ótimo primeiro tempo, saiu na frente aos 12 minutos da etapa inicial, mas pecou nos erros defensivos e deixou com que a pressão colombiana resultasse na classificação do Millonarios à semifinal da Copa Sul-Americana, com uma vitória de virada por 3 a 1.

Primeiro tempo

Logo aos 40 segundos, Moreno recuperoua bola após erro de domínio deOchoa, mas o atacante gremista foi desarmado na sequência, jána entrada da área. As duas linhas de quatro no meio-campo proporcionaram ao Grêmio os dois primeiros chutes a gol da partida, ambos com Léo Gago. O primeiro saiu à esquerda do gol de Delgado. O segundo, por cima.

Aos cinco, o ataque do Millonarios terminou em lateral para o time gaúcho após cruzamento que passou por toda a área de Marcelo Grohe. Dois minutos depois, foi o Grêmio quem chegou novamente: lançado na ponta esquerda, Zé Roberto cruzou e Delgado deu rebote ao espalmar para a entrada da grande área. Livre, de frente para o gol, Marco Antonio pegou mal e arrematou por cima.

O Grêmio tanto insistiu que chegou lá. Aos 11, Marcelo Moreno arrancou pela meia direitae foi derrubado. A falta, cobrada por Léo Gago um minuto depois, encontrou o peito e, assim, um novo rebote por parte do goleiro Delgado. Marcelo Moreno dividiu e, desta vez, Werley, em novo rebote,não desperdiçou. De perna esquerda, empurrou para o gol: 1 a 0.

Depois de um cartão amarelo bem aplicado em Zé Roberto, que havia cometido falta dura em Ochoa, no meio,Candelloachou espaço aos 21 minutose, em vez de entrar área adentro, chutou, de longe, para fora. Aos 25, Werley salvou o Grêmio depois de Ochoa ser lançado às costas de Anderson Pico, cruzar para trás e Rentería chuta para empatar. Em cima da linha, o zagueiro gremista se atirou e salvou.

Seguro no jogo, o Grêmio dava poucos espaços ao Millonarios no meio-campo. No aguardo de um contra-ataque, assistia aos colombianos tocarem a bola com pouca objetividade. Assim, o adversário começou a arriscar em passes mais longos. Aos 32, Cosme recebeu passe dentro da área, entre Gilberto Silva e Werley, e bateu na saída de Grohe. Para fora. Por pouco, não saiu o empate.

Aos 41, em lance semelhante ao anterior, Cosmecruzou rasteiro da direita e Otálvaro, pronto para empatar, furou em bola.

Um Grêmio superior terminou o primeiro tempo em vantagem.Foi umGrêmio que poderia tanto ter feito como sofrido gols. O justo 1 a 0 deixou o time gaúcho ciente do que precisaria fazer na etapa complementar. Com gordura para sofrer pelo menos dois gols, a probabilidade era de que o contra-ataque — junto coma posse de bola — seria a maior das armas para deixar Bogotá classificado.

Segundo tempo

Contolando as ações. Assim começou o Grêmio no segundo tempo na ColÔmbia. Firme na marcação, consciente na troca de passes, a equipe comandada por Luxemburgo seguia sem dar espaços ao Millonarios e chegava na frente com mais consistência que o adversário — que, àquela altura, precisava de três gols para ir às semifinais.

Tanto que o primeiro chute a gol na etapa complementar foi de Marco Antonio, a um minuto. Aos seis, Moreno cruzou da ponta direita e novamente ele, Marco Antonio, se antecipou a Henríquez e desviou. Para fora.

Um minuto depois, foi a vez do Millonarios assustar para valer: após um erro na saída de bola gremista, Rentería recebeu dentro da área, dividiu com Gilberto Silva e Werley, e a sobra ficou limpa, com Cosme, que chutou forte pelo lado de fora da rede. Aos 12, Rentería dominou na entrada da área, girou e arrematou com força. A bola explodiu na trave esquerda de Marcelo Grohe.

A pressão deu resultado. Aos 15 minutos, Tancredi tocou para Rentería, que executou um corta-luz preciso e deixou Cosme livre para tocar no canto esquerdo de Grohe. A bola bateu na trave e entrou no lado direito: 1 a 1.

Nem tão mais segurona marcação emuito mais recuado em comparação ao início da partida, o Grêmio precisava mudar. Marco Antonio deu lugar a Elano no meio. E Moreno, desgastado por ter corridoe brigado com os zagueiros adversários,foi substituído por Kleber, que ficou pouco mais de seis minutos em campo.Com dores no tornozelo esquerdo, saiupara a entrada de André Lima.

Ainda que bem defensivamente, o Grêmio piorou substancialmente no meio, o que gerou espaços e, consequentemente, oportunidades de gol ao Millonarios, que passou à frente aos 35 minutos. Cosme pegou a sobra de uma dividida com Fernando e cruzou na cabeça de Rentería. Preciso, ele concluiu no canto direito, no contrapé de Grohe: 2 a 1.

Com o El Campín incendiado, o Grêmio buscou forças de onde não tinha para suportar a pressão colombiana. Mas não conseguiu. Aos 48, Rentería marcou, de pênalti, o gol da classificação do Millonarios à semifinal da Copa Sul-Americana para encarar o São Paulo.

FICHA TÉCNICA

COPA SUL-AMERICANA— QUARTAS DE FINAL—15/11/2012

MILLONARIOS- 3
Delgado; Ochoa, Torres (Henríquez, 16'/1ºT), Franco, Martínez; Ramírez, Otálvaro, Ortiz (Tancredi, 9'/2ºT), Candelo (Vásquez, intervalo); Rentería, Cosme. Técnico: Hernán Torres.

GRÊMIO – 1
Marcelo Grohe; Pará,Werley, Gilberto Silva, Anderson Pico; Fernando, Souza, Léo Gago, Marco Antonio (Elano, 16'/2ºT) eZé Roberto;Marcelo Moreno (Kleber, 21'/2ºT – André Lima, 27'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

GOLS:Werley (Grêmio, 12'/1ºT); Cosme (15'/2ºT), Rentería (35'/2ºT).

Cartões amarelos:Zé Roberto, Anderson Pico, Pará(Grêmio); Ramírez (Millonarios).

Cartões vermelhos:

Arbitragem:Carlos Vera, auxiliado por Luis Alvarado e Carlos Herrera (trio equatoriano)

Local:Estádio El Campín, em Bogotá, na ColÔmbia

deixe seu comentário