O Norte catarinense teve um destaque negativo nesta quarta-feira (13), quando a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgou o boletim sobre os casos de sarampo no estado. Dos 35 novos pacientes, 31 estão na região. A Dive-SC informou que a maioria dos novos casos tem como origem um evento em que mais de 10 mil pessoas participaram.
Em comparação com o boletim passado, a doença surgiu pela primeira vez este ano em seis cidades, quatro delas na região Norte.
Comparação de casos de sarampo em SC entre esta semana e a anterior
Somente novos casos
De acordo com a Dive-SC, Santa Catarina vive um surto de sarampo. Em Florianópolis, recentemente uma suspeita de sarampo em um evento onde circularam 12 mil pessoas causou uma busca pelas pessoas que frequentaram o local e os restaurantes onde o possível paciente esteve para tentar conter o avanço da doença.
Joinville
A prefeitura informou que está com todos os postos abertos com disponibilidade de vacina e que foi colocado um dentro da Festa das Flores para imunizar os visitantes. O município também orientou que as pessoas que não se vacinaram evitem locais com aglomeração e procurem a imunização o mais rápido possível.
São Bento do Sul
Em São Bento do Sul, a diretora da Vigilância em Saúde, Marilene Stratassoni, confirmou que um dos novos pacientes contraiu a doença em um evento em Joinville. A Vigilância municipal pediu mais um exame em relação aos outros três casos.
“Estamos trabalhando em empresas, estamos com as unidades de saúde com horário ampliado desde setembro. Fizemos campanha neste sábado [9], dia 30 vamos fazer novamente”, disse ela sobre as medidas de contenção do sarampo no município.
Os horários estendidos dos postos são:
Unidade de Saúde Central – 17h30 às 22h de segunda a sexta
Unidades dos bairros Centenário, Cruzeiro e Serra Alta – de segunda a quinta das 17h30 às 21h
Demais unidades – das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30
deixe seu comentário