A dinâmica de funcionamento das redações, o que é notícia
para a imprensa, as diferenças entre espaço editorial e publicitário,
gerenciamento de crises, além de orientações práticas de como se portar no
momento de uma entrevista foram alguns dos temas abordados, nesta semana,
durante o Curso Media Training. A capacitação regional reuniu secretários
municipais de administração, agentes de desenvolvimento e atendentes das Salas
do Empreendedor dos municípios que aderiram ao Cidade Empreendedora nas regiões
oeste, em Chapecó.
O objetivo foi capacitá-los para o posicionamento com a
imprensa, de forma estratégica, eficiente e assertiva e de promover a
compreensão da atuação dos profissionais do jornalismo para que possam adaptar
a linguagem para cada tipo de mídia e de público.
A diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Caibi,
Silmara Bratz, enfatizou que os conteúdos abordados pelos profissionais da área
foram relevantes e apresentados de maneira clara e dinâmica, contribuindo para
sua aplicação no cotidiano. “Aprendemos como devemos nos portar diante dos
questionamentos, de como se preparar para uma entrevista, de quais informações
são importantes para a imprensa e a importância de não respondermos de forma
pessoal porque ao atuar do setor público representamos o município”,
explicou.
Silmara enalteceu que os relatos dos profissionais de
comunicação forneceram subsídios sobre a atuação da imprensa e do que buscam de
suas fontes, com exemplos práticos do dia a dia das redações. “Também tivemos a
oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, gravamos
entrevistas, assistimos e recebemos feedback do que é necessário melhorar. Na
maioria das vezes são detalhes que passam despercebidos, mas que impactam no
que realmente queremos comunicar”, analisou. A diretora antecipou que pretende
multiplicar os conhecimentos adquiridos e proporcionar oficina semelhante para
as lideranças públicas.
deixe seu comentário