A estiagem que atinge a região há meses, traz preocupação e prejuízos para muitos agricultores.
Para amenizar a situação, as Prefeituras de Xanxerê e Xaxim tem distribuído água com caminhões-pipas nas propriedades rurais.
Xaxim
Em Xaxim, são fornecidos 120 mil litros de água por dia em dez comunidades.
Segundo o vice-prefeito de Xaxim, Ideraldo Sorgato, o trabalho de entrega de água iniciou com o uso de um caminhão-pipa, mas por causa do aumento da demanda, já são dois veículos, e a tendência é que o trabalho se intensifique.
“Estamos fazendo o possível para tentar amenizar a situação dos nossos agricultores, mas o tempo não tem colaborado, e a previsão é que até agosto, a estiagem persista na região. Temos recebidos muitos pedidos de água e devemos colocar mais máquinas à disposição para o transporte nos próximos dias”, garante Ideraldo.
Xanxerê
Já a Prefeitura de Xanxerê equipou um caminhão com duas caixas d’água de 5 mil litros cada e uma motobomba para fazer a distribuição de água potável às comunidades do interior afetadas pela falta d’água.
A Administração Municipal pegou um caminhão da Secretaria de Obras, Transportes e Serviços e equipou com o kit água potável que foi entregue ao município pela Defesa Civil Estadual para que a administração municipal possa fazer o transporte de água às famílias que estão sofrendo com a forte estiagem.
O prefeito Oscar Martarello destacou que a administração está atendendo às comunidades afetadas com a estiagem com a distribuição de água, mas que também está fazendo um planejamento para a perfuração de novos poços artesianos e cisternas.
“Este é um trabalho emergencial, mas estamos trabalhando em ações que possam evitar que isso volte a acontecer”.
O transporte está sendo feito pela equipe da Defesa Civil municipal.
deixe seu comentário