O município de Cunha Porã emitiu decreto (nº 089) no último dia 21 de julho estabelecendo novas medidas de enfrentamento ao coronavírus.
A redação estabelece que ficam suspensas até dia 2 de agosto, em todo território municipal, sob regime de quarentena, as atividades desempenhadas por bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares após as 22h de cada dia, havendo uma tolerância de 30 minutos para a completa saída dos clientes. Serviços de tele entrega estão autorizados.
De acordo com o prefeito de Cunha Porã, Jairo Ebeling, a adoção desta nova medida leva em conta os últimos debates junto a Regional de Saúde de Chapecó; junto ao Comitê de Crise de enfrentamento ao covid no município; com prefeitos da região e levando em consideração o crescente número de casos da doença. “É uma decisão difícil, mas após inúmeras conversas entendemos que depois das 22 horas tem havido muitas aglomerações, o que tem contribuído para a proliferação do vírus entre as pessoas”, cita o prefeito, reiterando a decisão em comum acordo com outros municípios.
Até a data de publicação do decreto a região era considerada com risco sanitário grave. Já nesta quarta-feira (22), houve a emissão de um novo Informativo de Atualização da Avaliação de Risco Potencial, emitido pela Central de Operações de Emergência em Saúde (Coes), que agora passa a considerar a região com risco sanitário gravíssimo.
Conforme o secretário de Saúde e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC), Alexandre Fagundes, com a região agora sendo considerada em risco sanitário gravíssimo, mais medidas deverão ser implementadas e recomendadas em breve pela Comissão Intergestora Regional Oeste (CIR) Chapecó.
deixe seu comentário