Os municípios interessados nas capacitações técnicas e castrações de cães e gatos, por meio do Programa Pet Levado a Sério, devem se inscrever até o dia 25 de agosto na iniciativa lançada em maio deste ano pela Secretaria do Meio Ambiente e de Economia Verde.
O projeto é voltado à promoção do bem-estar animal e controle populacional de cães e gatos por meio da castração, contribuindo para a redução dos casos de abandono e maus-tratos no estado.
O investimento será de R$ 18 milhões e o programa é o maior do segmento no país, com previsão se aproximadamente 90 mil castrações em 281 municípios — 95% do estado até 2026.
De acordo com o projeto, os recursos serão repassados diretamente aos municípios por meio de convênio simplificado, com valores proporcionais à população, seguindo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Cada município participante receberá repasses financeiros para as castrações, além de apoio técnico e capacitação para a execução de outras ações previstas, como educação para a guarda responsável e capacitação de agentes públicos.
“Esse projeto, sem dúvidas, será uma ferramenta essencial para contribuir com a redução da superpopulação de animais, diminuição do abandono e prevenção de doenças”, avalia o secretário do Meio Ambiente e de Economia Verde, Emerson Stein.
A iniciativa quer contemplar municípios com até 100 mil habitantes, que é um dos principais requisitos para recebimento do Pet Levado a Sério.
Para serem selecionados, os municípios devem realizar a inscrição no site oficial da Semae.
Fonte: Oeste Mais
Foto: Divulgação
Programa Pet Levado a Sério é o maior do segmento já lançado no Brasil
deixe seu comentário