REGIÃO
O diagnóstico dos primeiros casos da Gripe A (H1N1) em São Miguel do Oeste foi confirmado hoje, terça-feira, em uma adolescente de 15 anos de idade e em um homem de 19 anos. Segundo a responsável pelo Setor de Epidemiologia, Alzira Costa Winter, mais de 100 pessoas já foram medicadas com o Tamiflu no município. “A medicação é dada para pacientes que estão internados e apresentam febre alta e repentina, falta de ar e dores no corpo”, informa Alzira. O paciente recebe a medicação logo após a coleta do material para exame.
Os dois casos confirmados, em São Miguel do Oeste, abrangem a faixa etária que não foi imunizada contra o vírus. Durante a Campanha contra a Gripe foram imunizadas apenas crianças, gestantes, idosos a partir dos 60 anos de idade, profissionais da Saúde, crianças de 6 meses e menores de 2 anos. “As outras faixas etárias ainda não foram imunizadas devido à falta de vacinas”, esclarece Alzira.
Em São José do Cedro, o resultado do exame que confirmou o primeiro caso de Gripe “A” foi anunciado na última quinta-feira pela Gerência Regional de Saúde. Na segunda-feira, desta semana, mais um novo caso foi confirmado, trata-se de uma mulher de 50 anos de idade. “Até o início desta semana 15 pessoas já tinham procurado atendimento médico com sintomas da Gripe “A” e foram medicadas com o Tamiflu”, salienta o secretário de Saúde, Élcio Bisutti.
Para evitar a doença, é preciso tomar algumas precauções: não ficar em ambientes fechados, lavar frequentemente as mãos e utilizar álcool gel. Até o contato com uma maçaneta mal higienizada pode fazer com que a pessoa contraia o vírus. Em caso de suspeita de Gripe “A”, a pessoa deverá procurar o posto de Saúde mais próximo de sua casa.
deixe seu comentário