Do total de 295 municípios catarinenses, 168 não publicam os salários dos servidores municipais, enquanto 99 publicam a soma das despesas com a folha sem informar os nomes e quanto ganham os funcionários.
Levantamento feito peloDiário Catarinenserevelou também 20 administrações municipais informam lista de salários por cargos, sem os nomes definidos e apenas 8 prefeituras disponibilizam listas com os nomes dos servidores e os respectivos salários.
A Lei de Acesso à Informação, que completou um ano em maio, não é explícita com relação à publicação nominal dos salários, mas esse é o entendimento dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Encerrou no dia 26 de maio o prazo para que todos os municípios brasileiros, independentemente do número de habitantes que possuem, publiquem suas movimentações financeiras na internet.
Apesar de garantida por lei, a transparência está longe de ser uma realidade nos municípios de Santa Catarina. Atualmente, 89 das 285 prefeituras não publicam informação financeira alguma em seus sites e apenas 84 informam claramente na internet os meios pelos quais os cidadãos podem solicitar informações sobre a administração municipal. Além disso, 7,5% dos municípios que possuem portais na internet oferecem informações incompletas ou desatualizadas.
deixe seu comentário