Está acontecendo no Centro Municipal Cultural de São Miguel do Oeste a Capacitação Museológica que reúne gestores culturais e profissionais de museu de toda a região. O evento iniciou na manhã de hoje, dia 13, e prossegue até à tarde de amanhã.
O secretário municipal de Cultura, Lazer e Turismo, Elias Araújo, recepcionou os participantes e enfatizou a importãncia da formação a todos que atuam na área. Segundo ele, a capacitação contribui para desempenhar um trabalho ainda melhor, resgatando e preservando a história de cada município.
A analista técnica Cultura, Marli Fávero, abriu as atividades explicando como funciona o Sistema Estadual de Museus e detalhando a programação das capacitações que acontecem em várias regiões do Estado. Marli atua na Diretoria de Preservação do PatrimÔnio Cultural, o qual faz parte da Fundação Catarinense de Cultura – FCC.
O tema da oficina é “Conservação de acervos e gestão de riscos”, que está sendo apresentado por Angela Luciane Peyerl, graduada em Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde. Angela atua há seis anos na área de Conservação de Bens Culturais Móveis e desenvolveu trabalhos com conservação preventiva e curativa no Museu Histórico de Itajaí e no laboratório de arqueologia do Museu Etnoarqueológico de Itajaí.
As próximas cidades a sediar a capacitação, em agosto e setembro, são Caçador, Sombrio, São Joaquim, Corupá e Taió.
deixe seu comentário