O município de Guarujá do Sul sediou quarta-feira, 7, a Conferência Intermunicipal da Cultura. A atividade, que aconteceu no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Aconchego Gaúcho, envolveu representantes dos seis municípios que fazem parte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira.
A organização dos trabalhos ficou a cargo da gerência de Assistência Social da SDR, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura guarujaense. Durante o evento, houve apresentações especiais de dança dos alunos do Núcleo Municipal Arco Íris e do Progrma PróJovem, ambos de Guarujá do Sul.
Loiri Albanese Moraes, gerente de Assistência Social, explica que a Conferência teve como objetivo difundir e discutir aspectos da cultura local da região, tendo como tema geral a política do Estado para a cultura e os desafios para o sistema municipal de cultura. “Durante a conferência foram debatidas as experiências culturais de cada município. A região tem traços culturais fortes e isso precisa ser valorizado”, disse Loiri.
O secretário Regional, Normélio Menegazzo, esteve na abertura do evento. Ele disse que é importante que se valorize a cultura local e que se crie mecanismos do poder público poder incentivar mais ainda as entidades e órgãos que trabalham com a cultura. “A cultura é a história de um povo. Ela não pode ser perdida ou esquecida”, resumiu Menegazzo.
Participaram da Conferência representantes dos municípios de Guarujá do Sul, Princesa, São José do Cedro, Palma Sola, Dionísio Cerqueira e Anchieta. Estiveram na abertura o prefeito de Guarujá do Sul, José Carlos Foiatto, o prefeito de Anchieta, Ari Prestes, o prefeito de Princesa, Oli do Nascimento, o vice-prefeito de Guarujá do Sul, Norberto Lawlless, além de representantes dos setores culturais.
deixe seu comentário