No final da tarde de ontem, dia 27, a Administração de São Miguel do Oeste, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura, realizou o ato de entrega da impressora Braille, na Biblioteca Pública Municipal José de Alencar. O momento reforçou a preocupação da municipalidade em promover a inclusão das pessoas com deficiência.
O prefeito João Valar agradeceu o empenho de todos para que mais essa ferramenta tecnológica fosse disponibilizada às pessoas cegas. “Não é apenas a população de São Miguel do Oeste que vai ter acesso a este equipamento, mas a região. Pois, a universidade poderá usufruir da impressora e os acadêmicos são da região, não apenas do município. Estendo o agradecimento ao deputado federal Uczai, parceiro na aquisição da impressora Braille. Precisamos lutar por melhorias em todas as áreas e, com certeza, a educação especial necessita de muita atenção”, observou Valar.
Para o vice-prefeito, Wilson Trevisan, as iniciativas na área de inclusão são merecidas e devem ter atenção do Poder Público. “Precisamos efetivar mais ações, oportunizando novos conhecimentos às pessoas com deficiência. Espero que possamos colher bons frutos e melhorar ainda mais a vida de quem é cego. Obrigado a todos pelo empenho”, ressaltou Trevisan.
A secretária de Educação, Sirlei P. Ramos, detalhou aos presentes a maneira como é realizado o trabalho com o estudante cego, explicando que muitas vezes o material para impressão era encaminhada à capital e os alunos não tinha acesso às tecnologias mais avançadas, como a impressão Braille. “Hoje é um dia de vitória, é uma conquista para todos e tenho que parabenizar a Administração, o prefeito João Valar, por oportunizar mais esse recurso da impressão braille, proporcionando o acesso ao material impresso”, enfatizou.
O deputado federal Pedro Uczai reiterou a importãncia da tecnologia para quem é cego. “Sei o quanto é importante essa impressora e nós, muitas vezes, não temos conhecimento da dimensão, do que isso significa para quem necessita do braille. É mais uma ferramenta que vai contribuir e melhorar a qualidade de vida dos cegos e também o trabalho dos educadores, nas escolas e na universidade”, expressou o parlamentar.
Ainda marcaram presença no evento a vereadora Cristiane Zanatta Massaro, representando o presidente do Legislativo, Valnir Scharnoski, a pró-reitora acadêmica da Unoesc São Miguel, Marilene Sterts, o vice-reitor Victor D’ Agostini, o secretário Municipal da Cultura, Elias Araújo, vereadores, educadores, pessoas cegas e demais convidados.
Além de promover a inclusão de pessoas cegas, a iniciativa busca facilitar o trabalho de educadores do município. Todas as instituições de ensino do município poderão usufruir do novo serviço, que ficará disponível na biblioteca.
deixe seu comentário