Foto: Divulgação
O município de Palmitos divulgou, nesta quarta-feira (1º), uma nota de esclarecimento a respeito da segunda fase da Operação Electus e da Operação Papel Marcado, deflagradas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e pela Polícia Civil. As ações têm como objetivo apurar supostas fraudes em concursos públicos realizados em municípios do Oeste e Extremo-Oeste catarinense.
Na manifestação oficial, a Administração Municipal destacou que não é alvo de investigação e que não recebeu qualquer intimação relacionada às operações. A nota também ressaltou que os mandados cumpridos em Palmitos tiveram como foco a coleta de documentos e o cumprimento de prisão relacionada às investigações de uma empresa organizadora de concursos e servidores de outros municípios.
Confira a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Palmitos, 01 de outubro de 2025
O município de Palmitos vem, por meio desta nota, prestar esclarecimentos à comunidade e à imprensa a respeito das notícias veiculadas nesta quarta-feira, 01 de outubro de 2025, sobre a deflagração da 2ª Fase da Operação Electus e Operação Papel Marcado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e Polícia Civil, para apurar fraudes em concursos públicos em municípios no Oeste e Extremo-Oeste catarinense.
É fundamental esclarecer e reiterar o que segue:
Embora a notícia cite o Município de Palmitos, a atual Administração Municipal informa que não é alvo de investigação nestas operações. A Prefeitura e seus servidores não tiveram participação, tampouco receberam intimação oficial acerca das supostas fraudes investigadas.
O Município de Palmitos, conforme noticiado, é um dos locais onde houve o cumprimento de mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão.
É importante destacar que as investigações têm como foco supostas ações criminosas de uma empresa organizadora de concursos e de servidores públicos de diferentes municípios.
A ação de hoje em Palmitos, assim como a 1ª fase da Operação Electus, se deu em continuidade à ação já ocorrida em junho de 2025, que buscou recolher provas e documentos a fim de desarticular o esquema criminoso, não mencionando, em nenhum momento, o envolvimento da Administração Municipal atual.
A Administração Municipal de Palmitos reafirma seu compromisso inabalável com a legalidade, a moralidade e a transparência em todos os seus atos, em especial em concursos públicos e processos seletivos.
O Município se coloca à inteira disposição do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), do GAECO e da Polícia Civil para colaborar irrestritamente com as investigações, fornecendo todas as informações e documentos que forem solicitados para que os fatos sejam cabalmente apurados e os responsáveis, exemplarmente punidos, reforçando a crença na lisura do serviço público.
Giovana Giacomolli
Prefeita Municipal
As ações têm como objetivo apurar supostas fraudes em concursos públicos realizados em municípios do Oeste e Extremo-Oeste catarinense
deixe seu comentário