Home Município da região confirma o primeiro caso de gripe H1N1

Município da região confirma o primeiro caso de gripe H1N1

Última atualização 15 de abril de 2016 - 11:06:30
CAIBI/PALMITOS – Foi confirmado,nessa semana, o primeiro caso de gripe H1N1 em Caibi e há um caso suspeito da gripe em Palmitos. Em Caibi, a paciente diagnosticada foi uma gestante que apresentava febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos. Segundo a enfermeira do setor de Epidemiologia de Caibi, Rubia Paula Perin, a mulher estava sendo acompanhada pelo pré-natal, quando apresentou os sintomas.
Já a responsável pelo setor de Epidemiologia de Palmitos, FrancioleMallmann, ressalta que o caso suspeito de Palmitos está internado, já medicado e sendo acompanhado. Ela comenta que a confirmaçÃo ou nÃo da suspeita deve vir em 10 dias, mas depende muito do fluxo de exames que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Florianópolis recebe.
No caso de Caibi, Rubia explica que o médico que estava acompanhando a paciente, de imediato a encaminhou para o setor de Epidemiologia na Unidade de Saúde de Caibi, que coletou amostras para serem examinados. “O Lacen confirmou que a gestante estava com a gripe H1N1”, afirma.
A enfermeira alerta para os sintomas sÃo geralmente parecidos com a gripe comum. “A populaçÃo deve ficar alerta com a febre alta, acima de 38º, 39º, dores musculares, de cabeça, de garganta e nas articulações. O paciente pode apresentar irritaçÃo nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia”, comenta.
Ela acrescenta que é necessário ter alguns cuidados nesse período, como lavar frequentemente as mÃos com bastante água e sabÃo ou desinfetá-las com produtos à base de álcool; Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes; NÃo levar as mÃos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;NÃo compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal; Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença.

VACINAÇÃO
Na segunda-feira, dia 25, inicia a 18° ediçÃo da Campanha Nacional Contra a Gripe. Esse ano o slogan da campanha é “Vacine-se contra a gripe e viva com mais saúde”. De acordo com a responsável pelo setor de Epidemiologia de Caibi, Edimara Conte Portes, o dia “D” de vacinaçÃo acontece no sábado, dia 30, das 8h às 17h, em todo o Brasil.
A vacinaçÃo terá como público alvogestantes, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, presidiários, mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, indígenas e pessoas com doenças crônicas (doenças cardíacas crônicas, obesos, doença renal crônica, diabetes, entre outros).

deixe seu comentário