Home Mordidas de gato podem ser fatais, diz estudo

Mordidas de gato podem ser fatais, diz estudo

Última atualização 19 de fevereiro de 2014 - 15:54:46

Apaixonados porgatosdevem tomar cuidado com asmordidasde seusfelinos. Além daraiva e da toxoplasmose, obichanopode transmitir um outra doença através da saliva. Em casos extremos,aDoença da Mordida do Gatopode ser fatal, segundo estudo feito por uma equipe de pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos.

De acordo com arevista Veja, a doença é causada pela bactéria Pasteurella Multocida, encontrada na saliva de quase 90% dos felinosea infecção precisa ser tratada com antibióticos.As complicações envolvem problemas de circulação e até perda parcial da mobilidade.

Mas, fiquem tranquilos, a bactéria faz parte da flora presente na bocadosgatosem todo o mundo e não provoca nenhum tipo de doença para eles. Também não causam problemas quando entram em contato com a pele humana por meio das lambidas.

— Vermelhidão, inchaço, dor e dificuldades para mover a mão são sinais de que pode existir uma infecção e é preciso buscar tratamento. A mordida degatopenetra facilmente na pele. As bactérias se multiplicam rapidamente e a cirurgia é necessária —, afirma Brian T. Carlsen, principal autor do estudo e cirurgião na Clínica Mayo, àrevista Veja.

O professor de infectologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp – Botucatu), Alexandre Barbosa, adverte:

—Toda mordida de animal, sem exceção, deve ser tratada em um pronto-socorro. Elas podem causar infecções fatais. Os casos não tratados são graves e podem levar à morte. Mesmo sem sinais claros de infecção é necessário o acompanhamento médico e o tratamento com antibióticos, como a amoxilina.

Barbosa lembra que, além da Pasteurella, é também necessária a prevenção contra raiva e contra bactérias presentes em nossa pele, que, por meio da mordida, têm acesso ao sangue. As mordidas são ainda mais agressivas em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como idosos ou pessoas tratadas com imunossupressores.

deixe seu comentário