Home Moradores querem solução dos problemas urbanos

Moradores querem solução dos problemas urbanos

Última atualização 26 de junho de 2013 - 08:46:38

A moradora Elisabete Regina Fernandes, 29 anos, entrou em contato com a reportagem do Gazeta Catarinense a fim de denunciar, segundo ela, a situação de descaso com a rua Nicolau Schonz, no bairro São Sebastião, onde reside. Elisabete menciona que há muitos anos os moradores reivindicam uma solução para os problemas de falta de tubulação, calçamento e adequação da via. “Já faz muito tempo que a nossa rua está na lista para ser contemplada com recursos a fundo perdido para implantação de calçamento, mas até o momento, nada foi feito”, desabafa a moradora.

Segundo ela, com a chegada do inverno e das chuvas frequentes os moradores sentem dificuldade de sair de casa para trabalhar. Elisabete conta que há poucos dias o carro de um de seus vizinhos caiu na valeta e trouxe vários prejuízos. “Devido a esta situação, cheguei a ligar várias vezes para a prefeitura para tentar falar com os secretários, mas não obtive sucesso”, ressalta. A moradora também destaca que pessoas idosas e crianças passam pela localidade. “Com a rua nesse estado fica difícil caminhar, principalmente quando se trata das crianças, que precisam ir até à escola, e também os idosos que passam pela rua”, enfatiza.

A situação da rua Nicolau Schonz assemelha-se com a da moradora do Bairro São Jorge, Margarete Redecker , 52 anos, que também questiona a falta de calçamento da rua Olavo Bilac, localizada em frente à creche Tio Patinhas. Segundo Margarete, os problemas têm aumentado com as chuvas. “Os moradores já fizeram abaixo assinado reivindicando calçamento, porque quando chove as crianças sentem dificuldade para caminhar na rua por conta da lama. Já nos dias de sol as casas precisam ficar fechadas em decorrência da poeira”, ressalta.

BURACOS NAS RUAS

Além dos problemas de falta de calçamento destacado pelas moradoras, a quantidade de buracos no centro da cidade e nos bairros tem deixado a população em alerta. No dia 24 de maio, o jovem Gedson Pilatti trafegava com sua motocicleta quando caiu em um buraco na Rua Almirante Tamandaré, em frente ao restaurante Novo Casarão.

Ele sofreu escoriações pelo corpo, precisando ser encaminhado para atendimento no Hospital Regional. O pai do jovem, Clair Pilatti, denunciou o fato à reportagem do Gazeta Catarinense na ocasião. Ele demonstrou revolta por não haver sinalização. Mesmo depois deste acidente, o buraco continua aberto e motoristas reclamam da situação.

Secretária diz que vai encaminhar projeto de lei

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Ilione Pedrozo, explica que uma das providências a serem tomadas nos próximos dias será o encaminhamento de um projeto de lei à Cãmara de Vereadores para resolver os problemas existentes. Conforme a secretária, existem diversas ruas que precisam de pavimentação e, por meio deste projeto, a prefeitura terá condições de atender os moradores. “Esperamos que em curto prazo consigamos resolver os problemas”, destaca Ilione.

A secretária explica o calçamento da Rua Olavo Bilac, no Bairro São Jorge, em frente à creche, faz parte de um pacote de obras com recursos de uma emenda do ex-deputado federal Odacir Zonta, existindo ainda outras vias cujas obras dependem de projeto para reajuste de valores antes de licitação. Segundo ela, as ruas próximas à creche estão recebendo calçamento pago pelos moradores com auxílio da prefeitura. “Não deixamos a rua Olavo Bilac de fora. Ela será feita assim que conseguirmos reajustar os valores para dar início a licitação. Esperamos que na semana isso já aconteça”, explica Ilione.

BURACOS

Conforme Ilione, os buracos que já estão abertos, principalmente no centro da cidade, serão fechados. Segundo ela, a chuva tem dificultado a continuidade dos trabalhos. “Quando licitamos a empresa para realizar as obras não prevemos prazo para o fechamento dos buracos. Na próxima licitação, vamos corrigir isso”, ressalta a secretária. Ilione adverte, porém, que mais buracos devem surgir porque existe um desgaste da pavimentação, que é antiga e possui infiltrações. “Vamos trabalhar para amenizar os problemas, mas é preciso que os motoristas andem devagar e tomem cuidados”, finaliza.

deixe seu comentário