No último sábado, a Secretaria Municipal de Saúde de Mondaí promoveu um mutirão de limpeza em alusão ao Dia D de Mobilização contra a Dengue. A iniciativa teve como principal objetivo eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e reforçar os cuidados preventivos junto à população.
A ação contou com o apoio dos Escoteiros, Leo Clube e Lions Clube, além do setor de Epidemiologia da Saúde, que uniram esforços para recolher resíduos e orientar os moradores sobre práticas de prevenção. As atividades ocorreram em ruas dos bairros Capivara e Antas, resultando na coleta de grande volume de materiais que poderiam servir de criadouros para o mosquito transmissor.
Mutirões como este têm um papel essencial na eliminação de criadouros, retirando do ambiente objetos como pneus velhos, vasos de plantas com pratinhos, garrafas, plásticos e entulhos. Além disso, previnem doenças como dengue, zika e chikungunya, e conscientizam a população sobre a importância de manter hábitos simples de limpeza, como cuidar das calhas e caixas d’água. A ação coletiva entre poder público e comunidade fortalece o impacto da prevenção, evitando que mais pessoas adoeçam e reduzindo a sobrecarga nos serviços de saúde.
O secretário de Saúde, Jullian Ludke, destacou que o envolvimento da comunidade foi essencial para o sucesso da ação. “O mutirão foi muito positivo, pois contou com o apoio de várias entidades. É uma ação que vai além da limpeza: ela desperta a conscientização sobre o cuidado com o ambiente e a responsabilidade de cada cidadão em eliminar focos do mosquito. Com a chegada do calor, todo cuidado é fundamental para evitar a proliferação da dengue e proteger a saúde da nossa população.”
Fonte:Jornalista: Ivomar Rauber (Reg 0006945/SC) – Assessor de Comunicação da Prefeitura de Mondaí
Registro Fotográfico: Divulgação
deixe seu comentário