Mondaí mantem campanha de conscientização para uso de sacolas retornáveis
Última atualização 22 de setembro de 2017 - 10:56:03
Mondaí
Uma sacola plástica demora 300 anos para se decompor, e seus componentes sÃo altamente venenosos. Os danos causados ao meio ambiente com esse material sÃo inúmeros. Muitos animais marinhos morrem por conta do plástico que normalmente os sufoca e os intoxica. Para a própria cidade também é uma ameaça, pois entopem bueiros, aumentando o risco de enchentes. Diante disso, o município de Mondaí, aderiu à campanha de conscientizaçÃo para o uso das sacolas retornáveis em substituiçÃo às tradicionais sacolinhas plásticas de mercado.
A campanha consiste em substituir as sacolas plásticas pelas retornáveis, a fim de amenizar os impactos que este tipo de material causa ao meio ambiente.O projeto iniciou no município, em fevereiro de 2010, por iniciativa da diretoria da AssociaçÃo Comercial e Industrial de Mondaí (ACIM) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). De acordo com o presidente da ACIM-CDL, Antônio Casarin, a proposta foi colocada em prática, a partir de solicitações dos maiores supermercadistas e foi inspirada na campanha feita pela CDL de Xanxerê.
Casarin, explica que a venda das sacolas retornáveis é intensa e sinal de que a ideia foi acertada. “A campanha foi muito bem aceita pelas empresas, porém, no início, como toda ideia nova, trouxe alguns questionamentos, mas a populaçÃo entendeu como sendo uma açÃo que pode contribuir com a melhoria do meio ambiente, hoje ninguém pensa em voltar atrás”, destaca. Opresidente da CDL ainda ressalta que o resultado de um meio ambiente agradável, para as futuras gerações, depende das boas ações que sÃo executada atualmente. “NÃo importa se grandes ou pequenas as ações, importa que façamos”, frisa.
A moradoramondaiense, Karen Taisa Kuhn, diz que já se adaptou com a campanha. “Sabemos que a preservaçÃo do meio ambiente tem que partir de cada um, em Mondaí, todos já aderiram a essa açÃo, formado um grande grupo”, ressalta. Ela também esclarece que tem consciência que nÃo é somente utilizando sacolas retornáveis que os problemas relacionados ao meio ambiente, em especial aos resíduos produzidos pela populaçÃo, irÃo cessar. “SÃo pequenas ações que, em conjunto com outras práticas conscientes e sustentáveis farÃo a diferença para que possamos reduzir os danos causados aos ecossistemas, e assim, auxiliarmos na preservaçÃo ambiental”, finaliza.
deixe seu comentário