A partir do dia 4 de dezembro, os mais de 7 mil eleitoras e eleitores do município catarinense de Mondaí poderão buscar os atendimentos da Justiça Eleitoral de Santa Catarina em um novo Posto de Atendimento Eleitoral permanente.
No momento, esse eleitorado precisa se deslocar cerca de 33 quilômetros até o Cartório Eleitoral de Palmitos para obter, de forma presencial, os serviços eleitorais, como emissão de primeiro título, transferências, atualizações de dados cadastrais e regularização do documento. Isso acontece porque Mondaí não tem Cartório Eleitoral e faz parte da jurisdição da 41ª Zona Eleitoral, localizada em Palmitos.
O novo Posto de Atendimento Eleitoral permanente ficará localizado na Câmara de Vereadores de Mondaí (Av. Pôrto Feliz, 439 – Centro) e os serviços lá realizados serão de responsabilidade da ZE41, com atendimento da servidora do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Maria Beatriz Bratkowski. O atendimento estará disponível das 13h às 19h nas terças e quintas-feiras.
Para a chefe de Cartório de Palmitos, Clair Teresinha Pagel, a instalação de um posto de atendimento ao eleitor em município distante da sede do cartório “é uma medida de grande relevância para toda a população e também para a Justiça Eleitoral. Ela facilitará o acesso da população aos serviços eleitorais, reduzindo deslocamentos e custos para os cidadãos. Além disso, fortalecerá o vínculo da Justiça Eleitoral com a comunidade local”.
Ação faz parte do programa JE em movimento
Desde 2023, quando o programa Justiça Eleitoral em movimento foi criado com o objetivo de levar atendimento volante aos municípios catarinenses que não possuem cartório, três datas de atendimento aconteceram em Mondaí. Duas em 2023 e uma em setembro de 2025. Em todos os casos, o espaço da Câmara de Vereadores de Mondaí foi utilizado, o que influenciou a parceria para o posto de atendimento permanente, como explica Pagel.
“O processo de parceria com a Câmara de Vereadores para a cessão do espaço ocorreu por iniciativa da Justiça Eleitoral, considerando a experiência positiva de atendimento volante realizado anteriormente com o apoio da Câmara. Após solicitação da Juíza Eleitoral, o legislativo prontamente manifestou a disponibilidade do espaço para a instalação do posto fixo de atendimento”, explica.
Serviços on-line e a qualquer momento
Os eleitores e eleitoras que já possuírem coleta de biometria não precisam ir até o Cartório Eleitoral para ter acesso aos serviços eleitorais. Basta entrar no site do TRE-SC no Autoatendimento Eleitoral. Todos os serviços oferecidos de forma presencial também estão disponíveis on-line, com solicitação a qualquer momento.
Fonte / Foto: Ascom
Município faz parte da 41ª Zona Eleitoral, de Palmitos
deixe seu comentário