O município de Mondaí alcançou um feito histórico na 3ª OP – Olimpíada de Português – “Escrevendo vidas em português”, ao conquistar o 1º lugar do Brasil, com a aluna Luiza Berwanger, da Escola Gessy Spier Averbeck, medalha de Ouro na Categoria C (6º e 7º Ano). A conquista coloca Mondaí em evidência no cenário educacional nacional e reforça a qualidade do ensino público ofertado no município.
Além do primeiro lugar nacional, Mondaí obteve resultados expressivos em diversas categorias. Na Categoria C (6º e 7º Ano), também foram premiados: Lucas Rafael Peretti (Ouro – 18º lugar), Sofia Bohn Staub (Ouro – 26º lugar), Lucas Natan Hofstatter (Bronze – 249º lugar), Bruna Luiza Cardoso (Menção Honrosa – 408º lugar), Pedro Henrique Gomes de Oliveira (Menção Honrosa – 489º lugar) e Murilo Gustavo Bruch (Menção Honrosa – 572º lugar), todos da Escola Gessy Spier Averbeck. Ainda nesta categoria, o aluno Luiz Guilherme Pozzebon conquistou Bronze (203º lugar) pela Escola Reunida Linha Taipa, Millena Küffel Veit recebeu Menção Honrosa (81º lugar) pela Escola de Educação Básica Padre Vendelino Junges, e pela Escola Municipal Laju foram premiadas Amanda Luísa Dettenborn (Prata – 55º lugar) e Adrian Miguel Arbugeri (Menção Honrosa – 408º lugar).
Na Categoria B (8º e 9º Ano), os estudantes da Escola Gessy Spier Averbeck também se destacaram: Anthony Andrey Ammes (Ouro – 25º lugar), Gabriel Moeschberger Canalle (Prata – 88º lugar), Laura Gabriela Sott (Prata – 157º lugar) e Luiz Otávio Dorigon (Menção Honrosa – 422º lugar). Os resultados demonstram a consistência do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas do município, com desempenho acima da média nacional.
O desempenho dos alunos também reflete o trabalho das professoras de Língua Portuguesa da rede municipal, que possuem sólida formação acadêmica: Paula Maria Lucietto Dylbas dos Santos (Graduação em Letras Português/Espanhol, Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura, Mestrado e Doutorado em Letras), Bruna Santos Araújo (Licenciatura em Letras – Português e Pós-Graduação em Língua Portuguesa: Morfossintaxe), Priscila Rosa de Borba (Língua Portuguesa e Espanhol, Pós em Alfabetização) e Liane Parisotto (Letras – Português/Inglês e Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa). A formação contínua das educadoras é um dos pilares que garantem a excelência dos resultados.
O secretário de Educação e Cultura, Julio Cesar Dotto, ressaltou que os resultados são fruto da valorização dos profissionais e do investimento contínuo em qualificação. “Essas conquistas mostram que quando investimos em professores bem preparados, os resultados aparecem. Temos profissionais altamente qualificados, comprometidos com o ensino da Língua Portuguesa e com o desenvolvimento integral dos alunos. Esse reconhecimento nacional é mérito de toda a rede municipal e dos nossos alunos”, destacou.
O vice-prefeito de Mondaí, Ginther Otto Dreher também destacou a importância da educação como base do desenvolvimento do município. “Ver nossos alunos sendo reconhecidos em nível nacional nos enche de orgulho. Isso prova que investir em educação, valorizar professores e oferecer ensino de qualidade transforma realidades e constrói um futuro melhor para Mondaí”, afirmou.
Fonte / Foto: Redes Sociais prefeituramondai
Município conquista primeiro lugar nacional na Olimpíada de Português e registra premiações em diferentes categorias, com destaque para alunos da rede municipal de ensino
deixe seu comentário