Home Mondaí adere ao Projeto Recolhe para a coleta de animais mortos

Mondaí adere ao Projeto Recolhe para a coleta de animais mortos

Última atualização 29 de setembro de 2017 - 10:35:51
Mondaí

Preocupada com os danos que podem ser causados ao Meio Ambiente, em virtude do descarte incorreto de animais mortos, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Mondaí, está participando do “Projeto Recolhe”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Superintendência Federal do Ministério da Agricultura (Mapa) em Santa Catarina, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
O projeto consciente no recolhimento, transporte e destinaçÃo correta de animais mortos das propriedades rurais. As recolhas serÃo realizadas de segunda a sábado, a partir do dia 01 de outubro.De acordo com o engenheiro agrônomo, Paulo de Anhaia, o projeto visa preservar o meio ambiente e a qualidade da água, visto que pode vir a causar danos à saúde da populaçÃo.
O secretário da Agricultura, Pérsio Schena, explica que o produtor rural deve entrar em contato com a empresa de recolha, assim que perceber a morte do animal, evitando que o mesmo entre em estado de decomposiçÃo. Ele ressalta, que ao comunicar a empresa o agricultor deve repassar as informações de endereço, quantidade de animais, número do brinco e causa da morte. “O projeto garante mais segurança sanitária e também vem regulamentar a destinaçÃo das carcaças de animais mortos, além disso, legaliza a situaçÃo que envolve desde a coleta, transporte, armazenamento e processamento das mesmas”, ressalta.
Após a coleta e transporte, as carcaças sÃo enviadas à uma unidade processadora, a qual transforma o material recolhido em óleo para biodiesel e farinha para fertilizantes.
A coleta e transporte serÃo realizados pela empresa Transporte e Coleta PreviattiLtda ME, situada na Linha Central, município de Cunha PorÃ, único estabelecimento autorizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) a realizar a atividade.
O processamento ficará por conta da Companhia Brasileira de Reciclagem Animal (CBrasa), do município de Seara, que é também a única unidade autorizada pelo MAPA para realizar o serviço.Schena esclarece ainda, que após comunicada, a empresa terá 24 horas para a recolha. “Após a ligaçÃo o proprietário deve imediatamente deixar o animal em local adequado e de fácil acesso para o carregamento, sendo no máximo oito metros da estrada, do contrário o animal nÃo será recolhido. NÃo haverá custo algum para o produtor” finaliza. Os telefones para contato sÃo (49)9-9968-1976 e (49)9-9923-8885.

deixe seu comentário