O governo de Mondaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite neste sábado (08). O evento ocorrerá na Unidade Básica de Saúde, com atendimento das 08:00hs às 17:00hs, visando imunizar o público-alvo. A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, o que corresponde a cerca de 13 milhões de crianças em todo o país. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave e contagiosa, que pode causar paralisia irreversível nos membros inferiores.
Segundo o Ministério da Saúde, a campanha deste ano é essencial para o enfrentamento da poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) por apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). A partir do segundo semestre de 2024, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP. Todos os estados e municípios receberão as novas normas e diretrizes dessa alteração, garantindo a segurança e eficácia do processo.
O imunizante faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e é seguro, estando registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite, uma vez que não existe tratamento específico para a doença. Portanto, é fundamental que os pais e responsáveis levem suas crianças para serem imunizadas e, assim, contribuam para a erradicação desta doença no Brasil.
“A realização do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite é uma ação de extrema importância para proteger nossas crianças contra essa doença grave e contagiosa. Nosso objetivo é alcançar a meta de vacinar 95% do público-alvo, garantindo a segurança e saúde das crianças de Mondaí. Contamos com a colaboração dos pais e responsáveis para comparecerem à Unidade Básica de Saúde neste sábado e participarem dessa campanha fundamental para o bem-estar de nossa comunidade”, argumentou o Secretário de Saúde, Ginther Otto Dreher.
deixe seu comentário