Em Mondaí, a saúde é levada a sério. Prova disso é que o governo municipal, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação Hospitalar Mondaí e o Instituto Santé, realizou 48 exames de Ecocardiografia Transtorácica neste sábado, dia 25 de maio, no Hospital de Mondaí. Os exames foram pagos com recursos da Secretaria de Saúde municipal, não tendo nenhum custo para o paciente.
O exame de Ecocardiografia Transtorácica consiste em um procedimento não invasivo e altamente preciso, onde é realizada a avaliação das estruturas e do funcionamento do coração por meio de ultrassom. O transdutor é colocado sobre o tórax do paciente e é capaz de detectar sopros cardíacos, identificar causas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica ou doenças do músculo cardíaco, como infarto do miocárdio e miocardiopatias, além de insuficiência cardíaca, valvulopatias, anomalias congênitas, entre outras.
A ecocardiografia apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das válvulas cardíacas e, através do mapeamento de fluxos em cores pela técnica Doppler, identifica a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas. O Doppler pode ser pulsado, contínuo e colorido, proporcionando uma avaliação detalhada da saúde cardíaca do paciente.
“Esta iniciativa mostra nosso compromisso com a saúde da população de Mondaí. A realização dos exames de ecocardiografia sem custo para os pacientes é um passo importante para garantir diagnósticos precisos e cuidados adequados”, enfatizou o Secretário de Saúde, Ginther Otto Dreher.
“Estamos investindo na saúde dos mondaienses, proporcionando acesso a exames importantes e garantindo que todos tenham a oportunidade de cuidar da sua saúde cardíaca. A parceria com a Associação Hospitalar Mondaí e o Instituto Santé é fundamental para oferecer um atendimento de qualidade aos nossos cidadãos”, argumentou o Prefeito, Valdir Rubert.
deixe seu comentário